estatística - ficha

sábado, 15 de outubro de 2022

Três palavras

1-  Um feliz dia aos professores do ETE-Ginásio Pernambucano. Também, os que fazem o EREM Frei Romeu Peréa, o Arquivo Público de Pernambuco (APEJE), a Biblioteca Pública do Estado, diversos órgãos da SEE e tantos outros espaços que tem a força e o comprometimento de tantos professores. Parabenizar aos colegas professores que atuam nas variadas escolas da rede privada ou mesmo universidades e fazem um brioso trabalho.

-----------------

2 - Tive ao longo dos estudos vários outros docentes que também muito contribuíram na minha formação mas, as professoras Riso e dra. Graça, além de marcarem no campo do ensino passaram a participar da minha vida familiar e a muito me apoiar. Não há como deixar de aproveitar o dia e homenageá-las.   E você, qual docente marcou a sua vida? 

------------------

"Professora Riso (Risonarlígia) sempre, sempre eu lembro e agradeço a Deus pela oportunidade ter sido um dos seus alunos lá no antigo 2º Grau."

      3- Hoje, 12 de Outubro de 2022 e, talvez vocês leitores devam estar curiosos, sorrindo ou perguntando: O que esse já "senhor" está fazendo escrevendo uma cartinha com mais de 20, 30 anos de atraso para agradecer? Mas, meus caros amigos leitores, quero explicar direitinho. Desejo direcionar a fala textual (principalmente) a duas pessoas demais especiais para minha formação.

        Professora Riso (Risonarlígia) sempre, sempre eu lembro e agradeço a Deus pela oportunidade de ter sido um dos seus alunos lá no antigo 2º Grau. Foi você quem me inspirou a "pensar História, a compreender a força dos acontecimentos que estavam alí ( não apenas escritos nos livros) no seu, no meu, no nosso cotidiano. Foram  durante suas aulas que aprendi a acreditar no amanhã e na capacidade de transformar (ou impactar) na vida das pessoas. Foram suas aulas e sua postura (Riso) que me fizeram acreditar mais em mim e que o campo da universidade pública também era um "campo do qual eu poderia jogar" e brilhar. Riso, como esquecer você em plenas férias e ministrando aula particular com dicas de vestibulares (COVEST e FESP)? Para que assim eu pudesse disputar vestibulares mais disputados do Brasil. E nós vencemos!

        E assim eu cheguei "forte" aos bancos escolares do Ensino superior (UFRPE) e pude gradativamente construir o meu futuro e saber o que sei hoje. Muito obrigado minha eterna professora e ainda hoje amiga Riso.

        Infelizmente, não sei até hoje se como aluno (na época) se eu correspondia as suas expectativas mas eu confesso que muito me esforcei e sempre dizia: enquanto profissional, é exatamente (como ela atuava) que eu desejo agir. Quero construir, estimular, desenvolver e acreditar sempre nas pessoas. Muito obrigado professora Riso por não só me preparar para chegar a Universidade mas por de alguma forma possibilitar que mais adiante eu conhecesse outra pessoa que é tanto especial; professora Dra Graça Ataíde.

"Professor Graça, não sei, não tenho como agradecer e o que posso dizer é que a senhora é demais especial. A senhora é uma admirável intelectual mas que sabe além de conhecer livros e teóricos a senhora conhece e toca na alma das pessoas."

        Mas, impossível deixar passar um dia como esse e não agradecer imensamente a presença da professora Graça Ataíde na minha vida acadêmica e também pessoal. 

      Lembro como hoje a primeira palestra e oficinas suas que assisti lá na UFRPE e logo busquei seu contato e apresentei proposta para que a senhora me orientasse para analisar os discursos imagéticos produzidos pelo Governo Fernando Collor (1989-1992) a partir das mídias impressas. Assim, são quase trinta anos de parceria e que recebo suas orientações em pesquisas de graduação e pós também. Agradeço muito todos os conselhos e orientações lá da época do TCC na UFRPE  a Lisboa (Mestrado) e nosso doutorado na Argentina. Sempre que me refiro a qualquer pesquisa ou publicação que construo não canso de dizer "NOSSA" pois eu sei que jamais teria desenvolvido ao que cheguei sem sua presença e defesa intensa das ideias e pontos de pesquisa que percorri ao seu lado todo esse tempo.

"Obrigado pelos conselhos (no campo pessoal) ao longo de todos esses anos e me auxiliar nos momentos mais difíceis em que teria tudo para desistir..."

        Professor Graça, não sei, não tenho como agradecer e o que posso dizer é que a senhora é demais especial. A senhora é uma admirável intelectual mas que sabe além de conhecer livros e teóricos a senhora conhece e toca na alma das pessoas. Obrigado pelos conselhos (no campo pessoal) ao longo de todos esses anos e me auxiliar nos momentos mais difíceis em que teria tudo para desistir, esmolecer e não acreditar, mas suas palavras e ações foram cruciais para me fazer estar de pé hoje como pesquisador e como pai. Sua postura é a minha maior lição!

        Assim, agradeço a duas pessoas especiais e que hoje são além de minhas eternas professoras, são minha amigas com todas as letras das quais posso e tenho liberdade de dialogar e pedir socorro a qualquer momento. Como é bom olhar para trás e ver que existem "anjos aqui na terra" e que posso estar ao lado de cada uma diariamente. Obrigado Riso! Obrigado professora Graça! e saibam que busco diariamente fazer aos meus alunos o que as senhoras fizeram por mim. 

        Deus ilumine a senhora, professora Graça e retribua muito tudo que ofereceu a mim sem pedir nada em troca.

        Minha Riso (é assim que sempre penso em você), muito obrigado por tudo, pela paciência, pela vontade de fazer o melhor e ter me dado essa oportunidade. Obrigado por nossas conversas (virtuais) e desabafos cotidianos, por sermos amigos até hoje e trocarmos palavras carinhosas e de conforto quando um ou outro precisa.

    Muito obrigado Deus pela oportunidade de sempre agradecer. Um feliz dia dos professores e saibam que sem vocês (professoras) a minha trajetória não seria tão completa quanto é até o momento.

Cícero Souza

Pesquisador 
Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciência da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)

Doutorando Ciência da Educação (Universidade Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)


Nenhum comentário:

Postar um comentário