estatística - ficha

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Cresce e aparece!

 E a lista de "paixões infantis"? De quem você ainda lembra?

    Acredito que de imediato o título acima chamou sua atenção e trouxe a memória algum momento que você usou tal expressão, o lugar e de repente a quem você direcionou. E aí, você cresceu? Se "arrependeu"?

    Não faz tanto tempo mas o teu "crescimento" acabou deixando para trás tanta coisa. Vamos fazer uma lista dos brinquedos? E aí, qual te marcou mesmo?

Fonte: Par de luvas (década de 1980) quando atuava nas categorias de base do BANORTE Club e também nas "peladas de rua" com os colegas. Acervo pessoal de Cícero Souza.

    E a lista de "paixões infantis"? De quem você ainda lembra?

    A lista de amigos que passaram e também aqueles que ficaram! Foram muitos? A lista de remédios. Qual o mais horrível? lista de filmes e das brincadeiras!! Ganhavas? E aquela que querias participar mas não deixavam?

    Eita, vamos lembrar de listar as brigas e aquela "ameaça" - "nunca mais fale comigo" - porém, no outro dia estavam todos reunidos nas rodinhas de amigos.

    Vamos parar! 

Não, não permita que aquele sorriso de quando criança desapareça, que a gargalhada seja oprimida pelos olhares dos "ADULTOS"

    Se formos seguir serão listas intermináveis. Mas, também, você cresceu e olhando direitinho (cuidado!) parece que você "desapareceu". 

    Não, não permita que aquele sorriso de quando criança desapareça, que a gargalhada seja oprimida pelos olhares dos "ADULTOS", sérios, trabalhadores, ocupados. "Cresça e apareça" sempre! chore quando preciso, silencie quando assim sentir vontade, acredite no que você quiser (até mesmo amigo imaginário ou sombra no teto do quarto). 

    Como a vida é perfeita! E vejo tudo isso todos os dias. Ouvindo as piadas soltas, dos atritos bobos e reatamentos instantâneos. As vezes um desabafo escutado por aquele que sem perceber faz como nossos amigos da época de criança faziam: eles nos olhavam, perguntavam o que foi, muitas vezes "tomavam nossas dores", imaginavam que estavam resolvendo tudo e nos faziam esquecer os enormes problemas que aquela "atribulada vida" de criança causava.

    Aproveite o dia hoje para ser o que alguns deixaram de levar para o resto da vida. O dia de ontem, de hoje, de amanhã e os próximos foi e será para você (adulto) lembrar que é possível ser ainda aquela criança.

Fonte: Espaço de troféus. Acervo pessoal de César Luiz (meu filho).

    Para você jovem (que teme ser adulto) é o momento para aproveitar da melhor maneira essa fase tão espetacular e, quando alguém disser para você "CRESCE E APARECE" (tirando a criança que existe em você) dá um jeitinho de fazer aquele "ouvido de mercador".

    Um feliz Dia das Crianças para cada leitor do nosso blog.

*A quem nesse período de pandemia acabou por perder alguém próximo eu acredito que a "criança" que  estava entre nós ocupa um lugar especial em forma de anjo protege e admira a "criancinha" guardada em você.

**Desejando você pode mandar uma foto de uma "relíquia" sua (brinquedo, cartinha..) contando o simbolismo e podemos postar aqui para nossos leitores curtirem. Que tal?

https://www.youtube.com/watch?v=OlOJqrvY5zg



https://www.youtube.com/watch?v=q4EltTdwUwQ

Cícero Souza

Pesquisador 
Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciência da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)

Doutorando Ciência da Educação (Universidade Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário