estatística - ficha

sábado, 29 de outubro de 2022

Você entendeu o debate dessa sexta-feira (28)?

  "O debate de ontem foi espetacular do ponto de vista técnicas discursivas, postura de palco, movimento e utilização de preceitos teóricos."

Fonte: Jornal O Globo. 

            Para a maioria dos leitores o último debate presidencial dessa sexta-feira (28) seria algo muito próximo ao que foram debates de eleições anteriores. Vocês lembram?

1989 - Collor x Lula (momento em que, pela primeira vez, Fernando Collor usou de habilidades durante um discurso que não estavam presos exatamente ao que era dito).

1994 - FHC x Lula (naquele momento o "saber do intelectual" prevaleceu a tentativa de um trabalhador vencer mesclando um pouco de uma imagem de um homem mais maduro);

1998 - FHC x Lula (naquele debate venceu aquele que além de um intelectual era um exímio conhecedor da máquina pública e co-realizador de um exímio plano econômico - Plano Real).

2002 - Lula x José Serra - (Naquele debate começamos a conhecer um Lula "repaginado" tanto no discurso quanto na estética e linguagem corporal, que por sua vez, enfrentava um candidato titubeante e aliado a um governo que enfrentava crises)

2006 - Lula x Alckmin (Naquele debate Lula consegue construir para si uma imagem de "saber do intelectual" somada ao de um exímio conhecedor da máquina pública).

"Para um real apreciador de um debate e observador de detalhes num discurso o último embate pelo seu voto foi muito mais um embate de técnicas discursivas e de linguagens não verbais.."

      E agora  nas eleições de 2022 quando se enfrentam Bolsonaro vs Lula. O que está acontecendo?  Eu imagino que você esperava um debate como os anteriores, acredito que, principalmente você, que está indeciso, esperava que um dos candidatos falasse para você! Mas, de imediato entenda: Principalmente o candidato Bolsonaro, ele desistiu do seu voto e não quis conversar ou mesmo convencer você!

"Bolsonaro desistiu de buscar novos votos (indecisos, pobres, nordestinos, mulheres e propagadores da democracia e de um regime de Estado de Direito).."

    Para um real apreciador de um debate e observador de detalhes num discurso o último embate pelo seu voto foi muito mais um embate de técnicas discursivas e de linguagens não verbais; foi a utilização de técnicas e teóricos que ao olhar do senso comum parecia "perda de tempo" mas ali ficou claro que:

1 - Bolsonaro desistiu de buscar novos votos (indecisos, pobres, nordestinos, mulheres e propagadores da democracia e de um regime de Estado de Direito). O candidato tratou no debate de ontem valorizar e se reaproximar do seu eleitorado mais conservador que prezam falas homofóbicas, machistas e pautadas nos "pseudos-preceitos ".

"Lula durante toda sua fala ele desistiu de atingir  ou "tentar convencer" aquele eleitor que opta votar em Bolsonaro por "raiva do PT" e prefere manter o país num ambiente hostil quase nunca visto (talvez um pouco em 1822/23 durante crise da independência)."

2 - Lula também desistiu. Durante toda sua fala o candidato direciona sim seu discurso agora pautado no seu eleitorado (nordestino, pobre, defensor de um Estado democrático) e também voltado ao eleitor indeciso. Lula desistiu de atingir  ou "tentar convencer" aquele eleitor que opta votar em Bolsonaro por "raiva do PT" e prefere manter o país num ambiente hostil quase nunca visto (talvez um pouco em 1822/23 durante crise da independência).

     Assim, busco aqui fazer uma "Meta-análise" e possibilitar uma melhor compreensão. Dessa forma, o debate de ontem foi espetacular do ponto de vista técnicas discursivas, postura de palco, movimento e utilização de preceitos teóricos. Mas, foi constrangedor, limitado e pouco produtivo. 


Sites consultados:

 Herbert Marshall McLuhan (1911/1980) - "Conhecido por vislumbrar a internet quase trinta anos antes de inventada. Ficou também famoso por sua máxima de que o meio é a imagem e por ter cunhado o termo aldeia global." - https://pt.wikipedia.org/wiki/Marshall_McLuhan - acesso: 29/10/2022.

Debate na Globo: melhores momentos de Lula e Bolsonaro antes do 2º turno https://www.youtube.com/watch?v=BEB46MdrCB4 - acesso: 29/10/2022

Lula x Bolsonaro: quem venceu o debate da Globo no 2º turno? Colunistas da UOL opinam - https://www.youtube.com/watch?v=jXGYrSXBgSI -acesso: 28/10/2022.


Livros consultados:

ALMEIDA, Maria das Graças Andrade Ataíde. A construção da verdade autoritária. (2001). São Paulo: Humanitas. 316p.

ORLANDI, Emi Puccinelli. (2000). Análise do discurso: princípio e procedimentos. Campinas, São Paulo: Pontes. 100p.

RICHARDSON, R. J. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.333p.

SILVA, Lucas Goulart da.  As violações aos direitos e garantias fundamentais durante a ditadura militar. – 2012. Dissertação de Mestrado,  UNIJUÍ / RS,. https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1917/Lucas%20Goulart%20Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y  Visitado: 21/12/2013

SODRÉ, Nelson Werneck. (1984). Vida e morte da ditadura – vinte anos de autoritarismo no Brasil. Petrópolis: Vozes.



Cícero Souza

Pesquisador 
Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciência da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidade Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)


Um comentário: