"Bom dia meu querido e amado Mestre. Estou aqui pra lhe dar a notícia que Diogo, meu irmão passou na UPE em Ed. Física, na RURAL em Engenharia de Pesca e ganhou pelo PROUNI uma bolsa integral no curso de LOGÍSTICA na Nassau. O senhor faz parte desse sucesso". (Débora Borges).
1ª Gincana do Frei Romeu / 2010.
Nossa profissão é mesmo gratificante. Ainda hoje pela manhã conversava com um colega quanto o prazer que tenho seja de pesquisar documentos de décadas remotas ou mesmo estar em sala de aula e ter a certeza que fiz o meu melhor, mas durante a conversa, lembro que comentei com ele que muitas vezes aquela sensação de um dever cumprido e que havia ministrado um trabalho significativo para a vida futura daqueles alunos muitas vezes só apareciam como resposta anos depois. Pois bem, hoje foi um desses dias. Agora a pouco ao chegar em casa tive a satisfação de receber um carinhoso bom dia de uma ex. aluna e hoje minha amiga, uma relação que foi construída a pelo menos cinco anos sempre dosada de cobranças e respeito. A notícia trazida dessa vez foi as excelentes conquistas do seu querido irmão.
Diogo Borges até hoje também esta guardado carinhosamente no meu coração, não por ser aquele garotinho lá na antiga 5ª série (fundamental II ao 1ª série do Ensino Médio) e irmão da minha antiga aluna Débora, ele soube como poucos compreender o nível das minhas cobranças, soube "entrar e sair" como poucos.
Acompanhei o crescimento do Diogo (fisico quanto intelectualmente), acompanhei na mesma velocidade que acompanhei o meu filho, uma vez que são praticamente da mesma idade. Como ser surpresas as conquistas recentes? Este garoto sempre procurava participar das aulas, fazia as atividades da melhor maneira possível e principalmente tinha a humildade de ajudar seu colegas e até mesmo dizer quando não sabia uma resposta. Talvez você pergunte: O que diferenciava o Diogo dos demais alunos que estudaram naquela escola pública? Posso afirmar com certeza dois fatores: humildade e o papel da família principalmente junto aos professores.
A humildade que nós professores encontrávamos nos olhos e principalmente nas palavras dirigidas tanto aos colegas quantos aos docentes. Não tenho lembrança de vê-lo reclamar de uma atividade ou "clonar" atividades avaliativas, ele sim, como poucos buscava sempre a qualidade e expressar metas para um futuro próximo. Diante das "broncas coletivas" recebidas logo em seguida quase sempre vinha desculpar-se.
Por outro lado todo esse trabalho e resultados de sucessos pouco seria possível sem o apoio constante dos pais e também da sua irmã Débora Borges. Nós professores sempre recebíamos a visita a qualquer momento dos seus responsáveis para saber o desempenho escolar e aconduta em sala de aula, como também, sua irmã além de estudar com afinco para os vestibulares tinha sempre pronto um sorriso e um abraço carinhoso a oferecer.
Assim, como professor, o verdadeiro pagamento eu recebi agora. O sucesso abraçado pelo Diogo é resultado de uma equipe de professores da rede pública de ensino (Frei Romeu) que sempre procurou trabalhar sério. Parabéns meu eterno aluno Diogo Borges e guarde sempre meu carinho e admiração. Muito obrigado por ter compreendido que minha postura (exigente, chato, que não faltava e que não facilitava em nada) tinha um objetivo maior.
Meu carinho e um muito obrigado por ter confiado em meu trabalho, como também tenha a certeza que novos desafios estão apenas surgindo em sua vida mas que com a força de Deus e de seus familiares serão logo superados.
Forte abraço.
Cícero Souza (Professor e pesquisador/acervo DOPS).

Nenhum comentário:
Postar um comentário