Para conceituar a palavra família basta você localizar em sua biblioteca um livro de Sociologia, de Filosofia ou mesmo assistir uma novela global de autoria do Manoel Carlos e acreditará que sabe exatamente o que temos e sentimos, no entanto, de imediato posso adiantá-lo que estais enganado. A essência é sentir o "ser família", é perceber que nos momentos mais difíceis muitos parecem gigantes, todos demonstraram o amor que foi construído por nossos pais (através dos fortes abraços, lágrimas sinceras e lembranças que surgem não como distração mas como uma maneira de perpetuarmos a presença espiritual daquele que tão forte mostrou-se) que nem mesmo no último gesto (dorminada eterna) nos permitiu sentir algo menor que não fosse saudade e gratidão. As palavras construídas nos textos abaixo são exemplos, não é fácil você colocar em textos momento tão difícil. Aos que não escreveram também não é diferente, afinal, como escrever algo se não ao menos sabemos ainda conviver (tamanha saudade).
Minha mãe, minhas irmãs, meus irmãos, meu filho, minhas cunhadas (os), meus sobrinhos, minha "protegida", minha prima e demais familiares amigas e amigos de todas as horas muito obrigado. Fácil não é, mas precisamos aprender diante a tristeza que nos invade, temos que olhar para o nosso Senhor e principalmente compreendermos que sábias não são apenas suas palavras, mas principalmente, sábias são suas ações e realizações.
(09/02/2014)
Carta ao meu Pai
Meu pai, um homem humilde, leve sotaque, trejeitos interioranos de uma cidade lá longe do sertão da Paraíba. Voz forte, firme, quase imperativa que, ao impostá-la em tom áspero, me dava "frieza nas pernas". Quantas noites te dei trabalho hein meu pai?!, te fazendo levantar no meio da noite para você e minha mãe, loucos de preocupação me levar ao hospital, por esse ou aquele motivo. Quantas noites, ao perceber que eu, já rompendo a madrugada, escondido de ti, assistindo tv, ainda em preto e branco, você gritava: "Desliga essa televisão menino, vai dormir", teimoso pois estava sob o efeito natural da minha curiosidade, provocada pelos filmes censurados para a minha idade, e que, só passavam nas madrugadas daquela época, eu teimava e seguia me aventurando em desobedecer-te, até que, vez por outra, ouvia teus passos fulminantes saindo do teu quarto, vindo flagrar-me e tomar posse da minha vontade impetrando-me à pena de um sono indesejado por minha inconsequência ainda infantil.
Pai...
Obrigado por você e minha mãe, fazer-me acreditar que o bem existe, que existem pessoas boas, que devemos cuidar dos filhos, dos mais fracos, e até que Papai Noel existe, lembra?! que você e minha mãe me fez uma inesquecível surpresa, pois ao acordar, encontrei o meu primeiro presente embaixo da minha cama, saibas que jamais esqueci viu, pois para mim, Papai Noel, até então, era coisa que eu só ouvia falar nos filmes de tv, ou sob os regozijos dos meus amiguinhos felizes e apossados dos seus presentes deixados "pelo bom velhinho".
Pai...
Sei o quanto você e minha mãe lutou para criar a mim e meus irmãos, que com tua peculiar dignidade, forjou em nós, princípios que até hoje nos regem e guiam nossos passos. Sei que você não pôde estar tão presente em nossos dias, pois para que pudéssemos ter uma vida digna e um futuro melhor que o seu, tivestes que trabalhar duro, pois viestes de família humilde, mais de muitos princípios éticos e morais.
Pai...
Obrigado por me fazer um homem digno e honesto, pois carrego em mim valores que você e minha mãe me ensinou a ter e preservá-los. Pai, mesmo em nossa silenciosa, mas harmoniosa convivência, você foi de fundamental importância para a construção do meu caráter e personalidade. Não foi por acaso que junto com meu irmão, seguimos os teus passos, entrando também na Polícia Civil, levando a ti, o orgulho dos nossos atos, e o respeito conquistado na profissão que você, com orgulho, outrora abraçara. Não, você não era homem de muitas palavras, contudo, consegui absorver de ti, o que de melhor um filho pode herdar de seus pais, o respeito a Deus, ao próximo e a consolidação dos seus próprios valores individuais.
Pai...
Você nos deixou hoje, 08/02/2014, às 05h00. Por favor, quando você encontrar com Deus, agradeça-lhe por mim, pois ele me deu você..., o seu amor... o seu cuidado...(difícil continuar...).
Obrigado meu paizinho, obrigado por tudo... Adeus, DESCANSE EM PAZ!
(09/02/2014)
Se eu irei sentir falta do meu avô ? Claro que sim... Só que no estado que ele estava não dava mais para ver tanto sofrimento ! Quem realmente conviveu dia a dia com ele sabe que se ele estivesse vivo hoje a batalha seria dura e que estaria sofrendo mais ! De uma coisa estou conformado, que hoje ele descansou e está bem melhor ! Obrigado para quem o ajudou quando estava internado no hospital.Aninha Recife foi considerada uma filha diante dos olhos de todos,Cicero Souza ajudou muito enquanto podia com minha avó dando força a todos, Minha Tia Simone que passava a semana com vovó para distrai-lá ! Nunca irei esquecer o quanto todos ajudaram. Ah e antes que me esqueça obrigado a Laiana Carvalho por me ajudar, e pelo carinho que você teve comigo ! Isso nunca irei esquecer
E hoje deus vai te receber de braços aberto vovô, é muito difícil dar o ultimo adeus, mais sei que foi o seu melhor, eternas saudades vão ficar! Te amo vovô muito, luto ;(.
Hoje o céu ganha mais uma estrela, como é difícil a despedida. Te amo muito vozinho. Todos os ensinamentos, amor e carinho vão ficar em nossos corações.
Sem palavras para definir pessoa tâo importante em minha vida !
Palavras nunca serão suficientes para expressar todo amor que sinto por essa pessoa especial e inesquecível. Te amarei para sempre, Vovô.
Reservem suas energias e um pouquinho do seu tempo para mantê-la sorrindo e com muito mais qualidade de vida Michelle Amorim, César Lui, Diego Henrique,Priscilla Lima, Flavio Henrique, Laiza Ribeiro, Ronilson Leite, Cintia e demais protetores desse anjo!
Uma história.
Você pode até dizer que assistiu um filme, que numa certa novela apresentou algo igualzinho, mas, tenho certeza que viver uma linda história de amor é para poucos; uma história que alcança mais de quase sessenta anos, deixa raízes que o tempo não apagará. Existem histórias que acabam por ter um final triste, esta não, afinal a imagem logo abaixo é um sinal que as rugas, quedas de cabelos, memória quase que "esfacelada" é a prova maior do quanto se completam. Uma história construída a dois e ensinada aos filhos, netos, noras e genros. Para quem duvida a existência de anjos, eu posso dizer que hoje, próximo a completar meus 42 anos ganhei o que tenho de mais precioso em minha vida; meus pais. Ele me deixa uma lição, me ensinou a valorizar cada momento que pude vivenciar quando criança ( ida ao estádio, as broncas e os conselhos), mesmo eu já casado e com filho ele me fez perceber que não foi tempo perdido as vezes que fiquei deitado na cama (ladeado por ele e minha mãe) ouvindo música e conversando "bobagens" que sinto muita falta nesse momento. Ele me ensinou também que devo cuidar sempre do meu filho e principalmente não deixar minha mãe fazer esforço. Eram frases simples mas que deixaram marcas.Como é bom saber que aproveitei (me permitindo amar e ser amado), melhor ainda é entender que eles conseguiram na prática mostrar o que é uma vida a dois, uma relação de décadas que para muitos casais não chega a durar meses. No próximo dia 03 também será comemorado o aniversário do seu clube do coração, agremiação essa que ele acompanhou desde a década de 50 uma história que já dura cem anos.
E ela? O que dizer? Nessa linda história de amor ela soube como poucas mostrar em todos os momentos que as melhores lembranças persistem. Converse com ela e ouvirás inúmeras aventuras surgidas e que deram sentido ao amor entre os dois. Ouvirás por exemplos, que ainda nos anos 1950 ela arrumava a cada uma hora uma desculpa junto ao gerente da antiga loja Paulista para que assim pudesse ver o seu namorado passar e acenar para ela, uma relação de carinho que você tem compartilhada logo abaixo. Lição? Aproveite o máximo todo amor que existir em você, se encontrou uma pessoa especial valorize (não o quanto financeiramente ela pode te oferecer) para que momentos lindos sejam contados e lembrados. Deite mais vezes ao lado dos seus pais e permita "perder tempo", sorria com eles e escute aquela música que ele tanto aprecia, como também procure tocar nas mãos deles e distribuir carinhos.
Se permita ter uma história e viver uma bela história. Eles me presentearam e continuam a presentear-me. Abrace seus pais, seus filhos e todos aqueles que realmente sabem o sentido de amar. Nosso pai não foi apenas feliz, ele esta feliz e ficará cada dia mais enquanto alimentarmos de amor aquela a quem ele protegeu com toda sua força por décadas. Obrigado meu pai por me presentear neste dia não com bens materiais e sim com valores que poucos conseguem compartilhar sentimentos tão nobres e raros nos dias de hoje (amor, lealdade, atenção profissionalismo e a vontade de conseguir tudo da maneira mais honesta possível). Nos últimos meses o senhor sem usar uma única palavra me fez entender o sentido de vivermos em família, sem "gritar ou mesmo gestos" reuniu todos ao seu redor a compartilhar o que de seu modo simples (bom sertanejo) nos ensinou. Percebeu? Tivemos lições de um casal de MESTRES e nem precisaram frequentar o banca da academia, afinal, de humano por lá resta muito pouco!
Hoje, se as condições permitissem que ele falasse com certeza ele diria "um obrigado Aninha Recife, Roberto Almeida, Ze Carlos, Diego Henrique, Mone, Zena,Laiza Ribeiro, Michelle Amorim, César Lui, Priscilla Lima, Cristiane, Ronilson Leite, Rafael, Léah Silva, Max Lima, Flavio Henrique e que todos não esqueçam de Iraci".

Nenhum comentário:
Postar um comentário