estatística - ficha

sábado, 11 de novembro de 2023

Você está preparada (o)?

"Não disseram nada! Me colocou no carro e depois eu fui para o abrigo." 

(Cometário de Letícia de Jesus Santos / idade: 9 anos - https://www.youtube.com/watch?v=dNvIsHG9CFg- 11/11/2023)


Você está preparado mesmo?
    Iniciamos nossa conversa de hoje com um tema que toca cada um de uma maneira particular, uma questão  que surge aos nossos olhos ao que vivenciamos nas ruas mas, em alguns casos, a presente reflexão surge daquele "medo interior". Qual o seu caso?

"Entre ter ou não ter um filho biologicamente não muda muita coisa, mas adotar e dar a essa pessoa a chance de ter uma família aí sim isso faz muita diferença ❤"

(Cometário vídeo Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=F7ifa9WEYj4 - 11/11/2023).


    Debater o tema adoção de crianças ou de adolescentes muitas vezes é carregado de crítica a morosidade da Justiça brasileira, a desumanidade social e, por outra, um desejo de fazer "o bem ao próximo". Mas, tomar decisão por adotar uma criança é necessário reflexão, conhecimento (de si e da questão legal) e a certeza que não é só a vida daquele (a) jovem que vai mudar e sim, principalmente, a sua por indefinidos anos. Você está preparada (o)?
    Inegável que oportunizar uma criança ou adolescente com um novo lar, ter uma "nova história" é especial.Também, é valiosa a oportunidade de nos próximos cinquenta anos termos como retorno muito carinho, respeito e um eterno agradecimento.
    Você nem imagina mas, ser adotado é a maior oportunidade que uma criança poderá ter ao que terá condições de assimilar valores que "possivelmente" ela não teria tido momento de vivenciar.
    Ser adotado (no sentir de uma criança) não é pelo prato de comida, uma roupa nova ou brinquedo e cama quentinha. Ser adotado (para uma criança) é receber todos os dias um abraço verdadeiro, ser sentida enquanto filho (a), é poder chorar no colo dos pais, é poder sorrir e fazer coisas simples.
    Ser adotado (lente de uma criança) é olhar lá na frente e ter seus pais com 97 anos e você agora sentir que é sua vez de "adota-los" retribuindo muito amor, presença e um eterno agradecimento.
    Assim, se você já pensou em adotar uma criança ou adolescente tente lembrar que você precisa estar pronto.
    Leia mais sobre a questão, pesquise, converse com várias pessoas que já adotaram ou foram adotadas e procure ter uma visão mais ampla. Mas, não demore muito não! Afinal, eu imagino que existe aqui no Brasil e até pertinho da tua casa alguém que poderá muito agradecer por você de alguma forma "dar uma vida nova" aquele (a) que pouco espera da nossa sociedade.
    Leia as matérias selecionadas abaixo, assista os vídeos postos aqui e converse consigo também sobre a questão.

"A Embaixada do Haiti em Brasília recebeu centenas de pedidos de brasileiros interessados em adotar crianças haitianas desde o registro do terremoto no país. Mas, para que o processo seja iniciado é preciso uma negociação com o governo do Brasil. A informação é da adida cultural da embaixada, Norma Cooper."

(Jornal Correio Braziliense - 20/11/2010 


Outra inovação é a previsão legal do apadrinhamento, por parte de pessoas maiores de idade não inscritas em cadastro de adoção e empresas, de crianças e adolescentes acolhidas em abrigos, orfanatos ou famílias.  

 (Jornal Correio Braziliense - 15/10/2017 


"De acordo com a VIJ, das 587 famílias cadastradas para adoção na capital, nenhuma demonstrou desejo de adotar os meninos e meninas com problemas graves de saúde. A ação também visa auxiliar a adoção de crianças mais velhas, adolescentes e grupos de irmãos." 

(Jornal Correio Braziliense - 17/11/2021) 


"Atualmente tenho 17 anos, e um dos meus maiores sonhos é adotar uma menina. Sei que não é fácil: minha irmã riu e debochou da minha cara, minha mãe disse que eu não cuido nem de mim mesmo… Mas ninguém faz eu desistir do meu sonho! Quando eu o realizar, volto aqui pra contar a notícia"

(Cometário vídeo Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=F7ifa9WEYj4 - 11/11/2023)


Para cantar:

Adoção

Promete (Ana Vilela)


Para ler:

Senado aprova projeto para agilizar adoção de crianças.

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2017/10/25/interna_politica,636426/senado-aprova-projeto-para-agilizar-adocao-de-criancas.shtml - Acesso: 11/11/2023

Programa da Vara da Infância incentiva adoção de crianças com deficiência.

https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/11/4963858-programa-da-vij-incentiva-adocao-de-criancas-com-deficiencia.html - Acesso: 11/11/2023

Brasileiros enviam centenas de pedidos de adoção a  Embaixada Haitiana.

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2010/01/20/interna_mundo,167974/brasileiros-enviam-centenas-de-pedidos-de-adocao-de-criancas-a-embaixada-do-haiti.shtml - Acesso: 11/11/2023

Parlamento russo proíbe transexuais de adotarem crianças.

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/07/5108879-deputados-da-russia-retiram-os-direitos-de-transexuais.html - Acesso: 11/11/2023

Parlmento francês analisa união homossexual e adoção de crianças

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/01/30/interna_mundo,346758/parlamento-frances-analisa-a-uniao-homossexual-e-a-adocao-de-criancas.shtml - Acesso: 11/11/2023


Para assistir:

Entrelaços: A perspectiva da crinas e do adolescentes sobre adoção.

O que devo fazer para adotar uma criança?


Cícero Souza

Pesquisador 
Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciência da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)

Doutorando Ciência da Educação (Universidade Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário