Entre orgasmos e tabus: relação sexual na gravidez, pode ou não pode?
Fonte: Google imagem
"A mulher pode experimentar várias posições para encontrar a mais confortável."
Na incrível jornada da gravidez, há muitas coisas que as mamães podem esperar: os chutes do bebê, os desejos incomuns de comida e uma crescente paixão por nomes de crianças. Mas o que dizer daquela parte picante que, às vezes, fica esquecida em meio ao planejamento e aos ultrassons? Alguns segredos e mitos rodeiam a intimidade quando a mãe está ansiosamente esperando a chegada do filho — sim, o polêmico sexo na gravidez!
"As contrações uterinas que ocorrem durante o orgasmo, causadas pela liberação de alguns hormônios, não são as mesmas que ocorrem durante o trabalho de parto"
Mas a verdade é que, na maioria dos casos, manter uma relação de intimidade durante a gestação é totalmente seguro, desde que a mamãe e bebê estejam saudáveis, e não haja nenhum sinal de problema. É importante, no entanto, manter a comunicação com um médico para ter orientações específicas que levem em conta as circunstâncias individuais. A mulher pode experimentar várias posições para encontrar a mais confortável. Importante evitar movimentos bruscos e ter sempre um diálogo aberto com o parceiro, criando um ambiente harmonioso e seguro para a relação sexual.
A especialista alerta que um dos riscos mais comuns é o de infecções. "Durante a gestação, o sistema imunológico da mulher pode estar comprometido, o que aumenta o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis", justifica. Portanto, é orientado o uso de preservativo para se proteger e garantir a saúde da mulher e do bebê. Além do risco de lesões no colo do útero, uma vez que, neste período, ele se encontra mais sensível e favorável a sangramentos. "Lembrando que o pênis não toca o bebê durante o sexo, uma vez que ele não tem acesso ao interior do útero.
Um outro mito difundido é de que o orgasmo pode induzir o trabalho de parto. As contrações uterinas que ocorrem durante o orgasmo, causadas pela liberação de alguns hormônios, não são as mesmas que ocorrem durante o trabalho de parto", reforça Bianca.
Para você assistir :
Resguardo: É proibido ter relações durante esse período?
Nenhum comentário:
Postar um comentário