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domingo, 25 de fevereiro de 2024

A desigualdade racial no acesso a creches no Brasil

                                    Prefeitura do Recife vai ampliar número de creches e de vagas após estudo  em parceria com BNDES - PSB 40

Fonte: Google imagem

Bom dia!  

     iniciamos o dia de hoje trazendo uma reflexão para questão que atinge milhares de crianças brasileiras e de alguma forma milhares de famílias, principalmente, aqueles que ocupam as periferias e carecem bastante das medidas de políticas sociais aplicadas pelos gestores públicos. 

    Durante a campanha para disputa do governo do Estado de Pernambuco a base do discurso da então candidata Raquel Lyra (atual ocupante do Palácio Campos das Princesas) foi exatamente apoio voltado a ampliar o número de creches visando atender anseios de milhares de famílias. Deixando o "partidarismo de laldo" a pauta é sim necessária ser levantada mas, acompanhando esse ponto requer que sejam vistos outros pontos.

    Precisamos antes mesmo de atingirmos a "quantidade" termos dos gestores públicos a resposta para os seguintes pontos: Como anda formação dos cuidadores que trabalham nas milhares de creches (salário, treinamento, condições de trabalho)? As atuais creches (principalmente localizadas em áreas mais de periferia) contam com uma boa estrutura física para manter funcionamento? E a parte lúdica, estes equipamentos contam com brinquedos e material didático voltado atender as crianças e seu desenvolvimento cognitivo? Mas, um ponto importante não pode faltar ser questionado é quanto presença de Psicólogo e nutricionistas voltada atenção as crianças e seus familiares.

    Portanto pensarmos políticas públicas voltadas as camadas mais carentes da sociedade é muito mais do que inaugurar novas creches. Gestores públicos precisam paralelo oferecer um serviço que dignifique as famílias e crianças assistidas enquanto cidadãs. Formar uma sociedade mais justa parte de pequenos passos porém, agir com responsabilidade aos recursos públicos e a pessoa.

    A matéria logo a seguida nos leva a perceber que a questão quanto novos equipamentos (creches) voltada à população exige também combater uma desigualdade que persiste e nos recusamos dialogar.

Que tal ler está matéria, compartilhar e também avaliar o seu papel? 

    Bem, hoje buscamos a matéria publicada no NEXOS Políticas públicas e assim desejamos provocar você para refletir na sua realidade e até mesmo discutir no trabalho, em casa ou aqui mesmo. 

    Assim, leia os fragmentos abaixo, acesse o link https://pp.nexojornal.com.br/dados/2023/09/27/a-desigualdade-racial-no-acesso-a-creches-no-brasil(A desigualdade racial no acesso a creches no Brasil) publicada no Jornal NEXOS Políticas públicas e leia a matéria completa. 

Boa leitura.

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 A desigualdade racial no acesso a creches no Brasil

        O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece metas e diretrizes para a educação brasileira durante um período de tempo. 

        A meta 1 do plano atual é a matrícula de 50% das crianças de 0 a 3 anos em creches, até 2024. A meta está longe de ser alcançada. Há uma dificuldade, em especial, de acesso das crianças negras (pretas e pardas) às creches.

        As crianças de famílias mais pobres são as que têm as menores taxas de acesso às creches. Entre famílias com renda per capita acima de 3 salários mínimos, o acesso é maior porque elas podem recorrer a rede privada. Na rede privada de creches, também há um número maior de crianças brancas, 62%, comparado com 46% na rede pública*.

    O acesso às creches beneficia o desenvolvimento da criança e permite o acesso ao mercado de trabalho para as mães, que geralmente são as cuidadoras. Por isso, a redução das desigualdades raciais e regionais é importante.


Fontes: 

1- Pnad Contínua, 2019, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Acesse o link para ver todos os. "Os dados do gráfico foram sistematizados e fornecidos pelo pesquisador Leonardo Silveira do Núcleo Afro do Cebrap, a partir do relatório da pesquisa  Desigualdades Raciais e Primeira Infância ,  realizado pelo Núcleo. As tabelas disponíveis para consulta." .

 https://pp.nexojornal.com.br/Dados/2023/09/27/A-desigualdade-racial-no-acesso-a-creches-no-Brasil - 19/12/2023

2 - Como a escolaridade de cuidadores pode influenciar o desenvolvimento infantil

https://pp.nexojornal.com.br/academico/2023/05/19/como-a-escolaridade-de-cuidadores-pode-influenciar-o-desenvolvimento-infantil - 25/02/2024

3 - Quais os fatores interferem no desenvolvimento na primeira infância

https://pp.nexojornal.com.br/academico/2022/03/10/quais-fatores-interferem-no-desenvolvimento-na-primeira-infancia - 25/02/2024.


4- Como funcionam as creches em Quebec



5- Auxiliares de desenvolvimento infantil das creches do Recife de Pernambuco entregam carta denúncia


6- Faltas de vagas em creches do Recife geram transtorno



Pesquisador 
Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciência da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

Doutor Ciência da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS/Asunción - Paraguay)

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