Fonte: JC - 31/05/1979 - A2 (Hemeroteca APEJE) - acervo do pesquisador.
"História não se repete, porém, especificidades presentes no movimento de 1979 muito poderá orientar SINTEPE.."
O Governo do Estado de Pernambuco apresentou ontem em "horário nobre local " via meios de comunicação a sua resposta para "pôr fim" a greve dos professores da rede estadual (2015). No entanto, nem ao menos precisei gravar ou salvar para repassar aos leitores. Na verdade as explicações por parte da atual gestão (Paulo Câmara) foi apenas um " control V" de uma resposta do então Secretário de Administração do Governo Marco Maciel (1979-1982) durante a greve dos funcionários públicos ocorrida em entre Janeiro e Março 1979.
Ao fazer estudo do movimento e analisar o trabalho da imprensa percebi que os chargistas dos dois principais veículos imprensa do Estado naquele momento transmitiram para o conjunto da sociedade o quanto a classe de professores era prejudicada por medidas paliativas ou mesmo promessas vazias por parte dos gestores públicos.
Atualmente (2015) trabalho na minha dissertação a importância das charges para construção de "elos de comunicação" entre a categoria dos professores durante aquela greve de 1979 ao que me levou a compreender o quanto o humor imagético é um importante mecanismo de comunicação. Assim, naquele contexto (plena Ditadura civil-militar) o riso "desarmou vícios" e despertou consciências.
Hoje, é muito importante compreender que a História não se repete, porém, especificidades presentes no movimento de 1979 muito poderá orientar SINTEPE e docentes para continuarem fortes na luta por valorização salarial (e também condições de trabalho) nesta greve de 2015.
Fonte: Jornal do Commercio - 15/05/1979 - A11 - Hemeroteca do APEJE (acervo do pesquisador).
PS: Postagem original publicada aqui no nosso blog no dia 14 de abril de 2015.
(Adaptada)
Cícero Souza
Pesquisador e professor (Governo do Estado de Pernambuco - SEE).
Mestre Ciência da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia - ULHT- Lisboa / Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidade Nacional de Rosario - UNR/ Argentina).
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