"O projeto “Dr. Chico na Cozinha” representa mais que uma atividade extracurricular: é um espaço de aprendizagem prática, integração e valorização da cultura alimentar." (Rafael Gueiros - SEE)
A Escola Estadual Dr. Francisco Pessoa de Queiroz, localizada no bairro de Dois Unidos, no Recife, promoveu um projeto que uniu aprendizado e sabor, o “Dr. Chico na Cozinha”. A iniciativa envolveu estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), que, em grupos, prepararam pratos gastronômicos inspirados em conteúdos trabalhados em sala de aula. O projeto, que teve início no dia 8 de setembro, se estendeu até o dia 30 de setembro, quando aconteceu a grande final. As competições ocorreram no turno da noite, dentro da própria unidade de ensino, e contou com duas fases: a classificatória e a final. O vencedor da competição recebeu uma premiação especial.
Assim, além do desafio culinário, os participantes precisaram relacionar o prato preparado com quatro conteúdos de disciplinas diferentes, demonstrando não apenas habilidade na cozinha, mas também criatividade e integração do conhecimento adquirido. Os pratos foram preparados ao vivo na cozinha da escola, sob o olhar atento de uma banca avaliadora formada por professores da EJA e do Ensino Médio. Dentre os pratos preparados podemos destacar: tapioca, banana frita com goiabada, mousse de limão, cuscuz com sardinha e bolo de grude.
Segundo o estudante Márcio Ribeiro - “O projeto Dr. Chico na Cozinha está sendo muito interessante para nós alunos da EJA, porque nesse projeto, além de estarmos indo para a cozinha, envolve toda uma pesquisa para apresentar um prato e também buscar a história, a origem e a cultura daquele alimento. No início do projeto a escola sugeriu que todos os módulos formassem equipes e apresentassem comidas típicas do Nordeste para que os professores pudessem avaliar. E esses alimentos que a gente pesquisava envolviam todas as matérias, como história, geografia, sociologia, matemática, educação física, biologia e química. O projeto ganhou popularidade na escola e virou uma disputa saudável na unidade. Depois que esse projeto aconteceu, eu notei que toda a escola ficou mais feliz e interativa”.
Desta forma, parabenizamos a coordenação, professores e toda comunidade escolar pela realização do projeto "Dr. Chico na cozinha". Uma proposta que nasceu do grupo de professores que ao longo de todo ano planejaram e praticaram metodologias que permitiu cada vez mais atrair mais estudantes a fazerem parte das turmas EJA da escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz. No entanto, todo um êxito não seria realidade sem o empenhos dos nossos estudantes (alguns jovens e outros idosos) que trocaram experiências, descobriram formas de ampliar e mostrar saberes na cozinha da escola. Parabenizamos a coordenação da nossa escola Dr. Francisco na pessoa Evelyn Santos e também da nossa competente Maria Alda por toda parte de mídia e vídeos produzidos.
Enfim, tivemos um projeto que nasceu na mesa de Formação Continuada e terminou na cozinha. Realmente, foi um sucesso. Quanto resultado final (divulgado dia 03/10) tivemos o módulo 2A como a grande campeã do 1º "Dr. Chico na cozinha".
Fonte: "Dr. Chico na Cozinha" - da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz - Turma módulo 2º B e porção de Bombom no copo (vice-campeã).
Parabéns Mestre por essa iniciativa!
ResponderExcluirObrigado, meu amigo Bione. Foi uma construção de toda uma equipe a que tive o prazer de acompanhar cada detalhe. Ao fim, vi estudantes e professores felizes com o resultado.
ResponderExcluir