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domingo, 20 de agosto de 2023

Nossa educação hoje.

                       

Estudantes da rede pública de ensino participantes da XV Olimpíada Nacional de História / Unicamp 2023 conhecendo o acerdo da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.  Fonte:Arquivo pessoal

"Sobre os últimos anos do ensino fundamental na rede pública brasileira, a saúde mental dos estudantes e dos professores é vista como o maior desfio por 75% das redes de ensino. Aliada à falta de envolvimento da família, apontada por 74,1% das respostas, a questão torna-se um grande entrave para a educação nos próximos anos."

(Jornal Correio Braziliense - Caderno "Eu estudante")

   Nos últimos três anos  também em decorrência da Pandemia Covid-19 diversas mudanças ocorreram no ambiente escolar: 

  1- As cobranças técnicas e por resultados por parte do Governo tem sido maior, uma vez que milhões em recursos chegam e precisam ser  mostrados "resultados" para sociedade  ou como "espelho de permanência" no poder.

   2- Temos o corpo familiar cada vez mais distante da escola ao que pais por vezes legitimam ou negligenciam descaso dos filhos no ambiente escolar. Como também, temos  um elevado número de professores em contrato temporário. 

  3- E por outro lado,  profissionais  que  mesmo atuando na educação por décadas em alguns momentos sentem-se limitados na formação (quando ocorrem deixam lacunas). 

"A escola não é um problema da escola. A escola é um problema da cidade." 

(Professor Rui Canário, 1948)

       Então,  qual caminho tomar?  Acredito que devemos atuar junto as instâncias de representação da classe (via sindicatos), mobilizar nas escolas o papel importante do Conselho Escolar e dentro de um posicionamento transparente buscar aproximar a comunidade da escola via ao que midiaticamente são apresentadas por um conceito de "Gestão democrática".

Fonte: Site SINTEPE

     Diante cenário e ciente que a postura dos gestores das Secretarias e Ministério da Educação não mudará (continuarão cobrando e normatizando sem avaliar a complexidade e necessidade de cada escola) acaba por ficar nas mãos dos  professores ações que visem preencher carências seja quanto ensino-aprendizagem ou mesmo questões emocionais  de discentes. Desta forma,  via observação,  diálogo e abertura de novos espaços vamos conhecendo o que há por trás de comportamentos tão agressivos, apatias em sala e algumas vezes quase que uma "falta de perspectivas". 

    A experiência docente em sala é importante mas precisamos ter um real reconhecimento por parte dos governos a partir de formações (mais qualificadas), melhores condições na estrutura física das escolas (quanto sanar falta material de trabalho) e principalmente reconhecimento financeiro a partir do pagamento e reajustes que são direitos da classe docente mas que são descaradamente negados ou retidos pelas instâncias públicas. 

     Há décadas que é sobre a escola (e diretamente ao professor) que está sendo posta a responsabilidade do fazer não só educacional mas o cognitivo e emocional do estudante.  Ao Estado está cabendo legislar (aleatório) e fazer mídia.  Por sua vez, o papel que caberia a família tem sido deixado para que a escola - "guarde", eduque e "obedeça" - as vontades de estudantes que por vezes "comandam seus lares" e controlam pais.

"A nossa escola produziu imaturos políticos e sociais." 

(Professor Rui Canário, 1948)

    Assim, a segurança que milhares de nós professore temos quanto a nossa atuação é de que cada dinâmica e projeto desenvolvido são realizados no pleno desejo de "acertar"  mesmo diante um conjunto de fatores que nos levam a desanimar!

Para assistir:

Fonte: Site -  G1. Globo.com.pe

Saúde mental: Projeto na Assembleia Legislativa pedem mais Psicólogos nas escolas estaduais.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/bom-dia-pe/video/projetos-na-assembleia-legislativa-pedem-mais-psicologos-nas-escolas-estaduais-11868019.ghtml  - acesso: 19/08/2023.

O que a Escola deve ensinar antes de aprender?

https://www.youtube.com/watch?v=EigUj_d5n80&t=14s - acesso: 19/08/2023.


Para ler:

Zagury, Tania. O professor refém (Para pais e professores entenderem por que fracassa a Educação no Brasil). Rio de Janeiro: Record, 2006.

Cavalleiro,  Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. São Paulo: Contexto, 2011.

Freitag, Bárbara. Escola, sociedade e sociedade. São Paulo: Cortez, 1978.

Amorim, Roseane Maria. Memórias da educação em espaço escolar. Ed. Universitária - UFPE, 2014.

Saúde mental: 75% das redes municipais apontam tema como o maior desafio

https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2023/08/5115480-saude-mental-75-das-escolas-apontam-tema-como-maior-desafio-diz-pesquisa.html  - acesso: 19/08/2023

Uso de máscaras e medidas de higiene são fundamentais contra Covid-19.

https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/08/5118288-manter-a-prevencao-ainda-e-fundamental-contra-a-covid-19.html - acesso: 19/08/2023

Projeto que altera a formação de professores é aprovada na Comissão.

https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2023/08/5116036-projeto-que-altera-formacao-de-professores-e-aprovado-em-comissao.html - acesso: 19/08/2023.

Para ouvir:

Pais e Filhos (Legião Urbana)

Cícero Souza

Pesquisador 
Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciência da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)

Doutorando Ciência da Educação (Universidade Nacional de Rosario - UNR/ Argentina).

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