estatística - ficha

domingo, 22 de dezembro de 2013

DOPS/APEJE : O que aconteceu?

                      Nunca antes o acervo DOPS do Arquivo Estadual de Pernambuco foi tão requisitado seja por "curiosos" (visitação de estudantes do Ensino Médio e alunos de diversas faculdades) ou mesmo pesquisadores que diariamente "tateiam" em cada linha dos milhares de documentos vasculhados aquele "achado" que responderá suas dúvidas quanto pesquisador ou até mesmo respostas que a própria sociedade ainda anseia.
          Neste ano de 2013 inúmeros graduandos realizaram trabalho de conclusão de curso (TCC), jornalistas dos vários veículos de comunicação pernambucanos e também de outros estados produziram matérias (Cadernos especiais).  Porém, cabe aqui destacarmos as publicações dos vários autores que lançaram livros no mercado editorial cujo acervo provocativo foi principalmente aquele sob guarda do APEJE,  da mesma forma também outras produções que foram premiadas pela relevância dos trabalhos produzidos; apenas para citar, dois livros merecem destaque  seja pela leveza da escrita ou mesmo a fidelidade que seus autores tiveram ao documento.  O professor Felipe Gallindo lançou o  "Jeremias - O Trotskismo no campo em Pernambuco" - UFPE; Rafael Leite (O Novo Sindicalismo urbano em Pernambuco /  UFPE) - apesar de não utilizar diretamente o acervo DOPS teve a sensibilidade de comparecer e conhecer melhor o acervo documental e assim relacionar ao seu objeto de estudo; Christine Rufino Dabat / Maria do Socorro de Abreu e Lima "O mundo dos trabalhadores e seus arquivos - Nordeste / UFPE. Importante destacar que este último livro consta o artigo produzido pela Mestra em Ciência da Informação e chefe do Permanente/APEJE Sandra Veríssimo e pelo mestrando Cícero Souza / Responsável pelo acervo DOPS/PE).
            Por sua vez das dezenas de artigos publicados e que tiveram como fonte de consulta o acervo DOPS/PE quero aqui "iluminar" dois em especial: A tese da historiadora Joana Rolembergu /UNICAMP que recebeu premiação Memórias Reveladas e principalmente o excelente trabalho da mestranda / UFRPE (ex. bolsista do DOPS/APEJE) Helisangela Maria Andrade Ferreira -” Entre uso e táticas: a conquista do espaço público pelas "blusas verdes" na cidade do Recife (1932/37) - artigo esse premiado no 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero /2013 - Presidência da República.
            Portanto, quero aqui deixar meus agradecimentos aos quase 500 pesquisadores que estiveram presentes este ano no setor DOPS/APEJE (Rua Imperial) pela paciência, preocupação com o documento em uso e principalmente respeito ao nosso trabalho no setor. Sei que ainda precisamos melhorar bastante (qualidade e agilidade do atendimento), mas também tenho certeza que o que estamos oferecendo é fruto de todo nosso compromisso; Se com um pouquinho do que fizemos em 2013 conquistamos tudo isso, imagine o que virá em 2014!

Forte abraço e meus agradecimentos.


Cícero Souza - responsável pelo acervo DOPS/ Arquivo Estadual de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário