"Lembre-se: Você é o melhor exemplo e estímulo para que a leitura esteja em seu ambiente de trabalho, nas ruas ou mesmo em casa!".
Inegável que a leitura é essencial para existência do ser humano, entendimento também de Telles, Tenório (s/data) ao afirmar que: "O conhecimento é mais do que uma necessidade ditada pelas demandas profissionais e sociais, é uma condição para existência. Uma pessoa que não lê não estuda". Importante destacar que a leitura é o caminho de libertar cada indivíduo das "armadilhas que a vida apresenta. Ou seja, o indivíduo desenvolve aptidões e habilidades que o diferencia dos demais do seu meio e relações.
Partindo desta perspectiva, o que motiva as elites (ou grupos letrados privilegiados) pesarem como nos afastar desse valioso hábito? Assim, como a leitura, a escrita é outra importante ferramenta. Mas, o que pode ser mais prazeroso do que uma feliz leitura?
Portanto, estimular seu cérebro para o hábito de leituras que desperte nosso reflexões, percepções e mudanças internas é bastante importante. São inúmeras pesquisas e especialistas que fundamentam a importância do hábito da leitura que, por mais que não reconheçamos, começa também em casa.
Afinal, quantos de vocês conhecem a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco e exploraram todo valioso acervo lá presente? E, no caso, das Bibliotecas Municipais (Casa Amarela e Afogados - as mais antigas da região) e, porque não dizer: Quantos conhecem realmente o que existe de literatura na Biblioteca Escolar (do seu filho (a) ou sua mesmo)?
Quais leituras você já fez em 2025? Quais gêneros? E por fim: Qual docente que marcou a sua vida ao conseguir transmitir para você a importância da leitura? Bem sabemos que diariamente estamos lendo (nas redes sociais, no trânsito, nos mais variados ambiente) mas, o quanto todas estas leituras são "impactantes" ou mesmo "transformadora" em nossas vidas.
Lembre-se: Você é o melhor exemplo e estímulo para que a leitura esteja em seu ambiente de trabalho, nas ruas ou mesmo em casa! Distribua melhor seu tempo, escolha uma obra ou abra um livro digital e comece a fazer uma leituras diárias. Poste, comente, faça seu rascunho; seja um (a) leitor (a) mais intensa!
Você enquanto profissional, desenvolva projetos que despertem no outro a "curiosidade"; seja um propagador de um hábito que precisa ser levado mais a sério.
Voltando a ponto central da questão: Como pode uma pessoa viver sem ler? Costumamos escutar de algumas pessoas as seguintes frases:
"Não tenho paciência para ler "uma página";
"Estou velha demais para aprender";
"Não tenho tempo mais para isso";
"Estou muito cansada para pegar um livro e ler";
"Amanhã eu posso até pensar em ler alguma coisa;
"Eu já leio demais da internet".
Para todas ideias acima só a leitura mostrará o quanto estão equivocadas ou precipitadas! Como lemos acima, ler é uma construção diária e de provocação (a você e ao outro (a)). Agora, que bom que você leu o nosso Blog até aqui espero que ao encerrar você corra e pegue um livro de sua preferência e ao final da leitura poste aqui que concluiu. Afinal, continuo a questionar:
Como pode uma pessoa viver sem ler?
Fonte: Projeto Oficina de Humanas desenvolvido pelos professores da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz - Recife/PE (Arte: Professora Luciana Calsavara).
Fonte: Projeto Oficina de Humanas desenvolvido pelos professores da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz - Estudantes apresentando trabalhos de leituras sobre a cultura pernambucana.

.jpeg)





Nenhum comentário:
Postar um comentário