Quem realmente se importa com a educação pública do nosso país?
A todo momento ouvimos governos alardearem dados, investimentos, técnicos discutindo em congresso novas medidas e na ponta professores participando de quificações que pouco realidade se faz em sala de aula.
"Particularmente, eu também vi jovens lutarem por um lugar e outros se perderem pelo caminho. Mas, de quem é a culpa? Talvez só quem realmente vivenciou cada momento conseguiria responder."
Vemos pais que colocam filhos na escola focando ter acesso às cotas, pela merenda oferecida ou simplesmente por acreditar que ali é o lugar para alguém "cuidar" do seu filho (a). Mas afinal, qual modelo de educação está sendo oferecida a sociedade brasileira atualmente?
A partir da leitura do livro " O professor refém" (Tania Zagury) temos a oportunidade de compreender que na ponta de todo processo existe aquele professor que é fortemente atingido mas que busca (quase que diariamente) alternativas para seguir e fazer prevalecer uma educação realmente transformadora. Mas, segundo Zagury (2006)- "o professor é refém da qualidade de ensino que ele recebeu. Refém do tempo que necessita, mas de que não dispõe. Refém das pressões internas que sofre do sistema. Refém dos alunos, que hoje o enfrentam em muitos casos. Refém da família, que perdeu autoridade sobre os filhos e ainda refém da própria sociedade, que muitas vezes surpreende professores e gestores com medidas cautelares, mandado de segurança e processos.."Portanto, conheço professores que vivenciaram ou ainda vivenciam a realidade expressa na fala da pesquisadora.
Particularmente, eu também vi jovens lutarem por um lugar e outros se perderem pelo caminho. Mas, de quem é a culpa? Talvez só quem realmente vivenciou cada momento conseguiria responder. Mas, é fato que as alegrias e tragédias foram contextos de um sistema público de ensino que deveria também receber todas as condições de fazer outras histórias.
Recomendo a leitura desta obra e que possibilite você também saber qual o seu papel para que o nosso país tenha uma educação voltada para a maioria da população, com qualidade e condições estruturais igualitária tanto para os que nela atuam quanto para aqueles que buscam nela ainda as condições de transformar vidas.
"Em sintese, não se pode pretender resultados positivos lançando toda ou maior parte da responsabilidade sobre apenas um dos elementos que trabalham no sistema (no caso, o professor) e, ainda por cima, em condições precárias." (ZAGURY, Tânia. 2006, p. 243).
Livro:
O professor refém: Para os pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. Tânia Zagury. Editora: Record, 2006.
Cícero Souza
Professor da Rede oficial de ensino de Pernambuco
Mestre Ciência da Educação- Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologia/ULHT - Lisboa/ Portugal.
Doutorando Ciência da Educação- Universidade Nacional de Rosário/UNR- Argentina.
Fonte: Imagem e obra do acervo pessoal.
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