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domingo, 27 de junho de 2021

A escola pública brasileira

    O que acontece no cotidiano de um espaço escolar? Quais ações pedagógicas são desenvolvidas que visam não apenas o "acúmulo conteudista" mas principalmente transformar a percepção de mundo de cada aluno e sua própria realidade?
    Assim como as demais profissões o trabalho dentro de uma escola é de uma complexidade pouco entendida por governos e, infelizmente, até mesmo por parte da sociedade. Trabalhar no campo de educação não é meramente uma questão de fazer "qualquer coisa" é de uma responsabilidade total, de identificação com o campo e ainda acreditar bastante que é possível transformar (longo prazo) a nossa própria história enquanto país.
    Muitos são os críticos ao trabalho desenvolvido nas escolas públicas, muito se fala do reduzido nível de qualificação dos docentes, mas, pouco se fala do "micro-trabalho" realizado e seus expressivos resultados. Temos no dia-dia "vários especialistas"  (nem sempre da área) criticando e apresentando caminhos, mas que, em nenhum momento vivenciam um único dia do trabalho desenvolvido dentro do espaço escolar (ver processo) e seus resultados. Claro, também como qualquer outro campo de trabalho estamos sujeitos a cometer erros e necessidade de melhorar o trabalho desenvolvido.

"Quando falamos em desenvolvimento da Educação observa-se uma tendência na qual o olhar é voltado para seus principais atuantes: os professores. São eles que estão no dia a dia diretamente envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem e também é neles que estão depositados as expectativas de resultados da educação."  
                   (Freitas, Fernanda Lourdes. Identidade do professor: da teoria á prática, p. 170)

Trabalhar jovens e realimentar diariamente seus sonhos (mais distantes) e principalmente seus desejos mais imediatos não é uma tarefa fácil para o profissional que vivencia a realidade da escola pública e que sabemos vem somada as dificuldades quanto investimento público ou mesmo apoio por parte também da família. Mas, mesmo diante todo esse cenário a escola pública brasileira e seus profissionais buscam superação e fazem das práticas pedagógicas a oportunidade de "tornar sonhos em realidade" ou quem sabe, contribuir para isso!
    Sabemos que vários são os caminhos para trabalhar habilidades dos alunos no espaço escolar. Projetos são apresentados, construídos e assim concluídos. São releituras de clássicos, desenvolvimento de aprendizagem de temáticas didáticas curricular entre outros. Assim, percebemos o resultado do trabalho no espaço escolar por vários dos profissionais das diferentes disciplinas.

Fonte: Releitura obra Dom Quixote (audiolivro para o papel) - EREM Frei Romeu Peréa - 8º ano /2020. 


Fonte:: História -  Projeto "Na ponta do lápis" /Formação das monarquias nacionais. Desenho estudante - 12 anos. 7º Ano Fundamental II- 2021



FONTE: História - Projeto "Na ponta do lápis" - Releitura: "1ª Guerra mundial" - 1914/1918. Desenho de  estudante  de 13 anos – 1ºA Ensino Médio - 2021 


    Como resultado de todo um planejamento do corpo escolar (Projeto Político Pedagógico Escolar) temos as mais diversas respostas expressas pelo corpo de alunos nas mais variadas formas: produção de peças conscientização, curtas para o cinema, formação de coral e trabalhos de pesquisa com a culminância  interna.

"É preciso, sobretudo, desde o princípio mesmo de sua existência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente que que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção e construção." 
                                                                  (Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia, p.22)


Frei Romeu - SAEPE/2019
https://www.youtube.com/watch?v=SD65g1xwakE


Meu corpo, minhas regras (Cine Cabeça) -https://www.youtube.com/watch?v=PFDmMKpYZNU


Cantos de Natal - Coral Frei Romeu


     Caro leitor, não trago apenas "meras experiência" no campo do ensino mas, também como exemplo, os resultados de um trabalho desenvolvido por uma importante instituição de ensino público e que de alguma maneira reflete o intenso fazer pedagógico que ocorrem nas milhares de escolas públicas por todo Brasil.  Dessa forma, em tempos tão complexos como os atuais, momento em que enfrentamos uma pandemia (COVID-19) e que o próprio fazer educacional não estava estruturado a escola de Referência Ensino Médio Frei Romeu Peréa (EREM), localizada no bairro do Curado I, município de Jaboatão dos Guararapes, com 40 anos de fundação expressa um trabalho refletido na comunidade, no município e no país.  
          Ao longo de sua história a EREM Frei Romeu Peréa contou com o prestigioso trabalho de inúmeros professores e outros ainda atuam desenvolvendo práticas pedagógicas que contribuem para formação dos alunos principalmente quanto valores voltados à cidadania. São quatro décadas de um trabalho que merece ser divulgado, deve ser valorizado para que cada dia possam todos que fazem  a instituição mostrar para a sociedade que as dificuldades são enormes mas o grupo de professores continua trabalhando e acreditando que é possível fazer sempre mais.     

        "Para viver e atender a esse mercado de trabalho mais diferenciado vão se multiplicando as necessidades propriamente intelectuais que terão que ser atendidas, não exclusivamente mas significativamente pela escola."
          (Ribeiro, Maria Luisa Santos. Formação política do professor do 1º e 2º Graus, p.29.)


     Dos milhares de alunos que passaram pela instituição temos a certeza que muitos percorrem hoje caminhos realizados. Aos alunos que na escola se encontram busca gestão e professores sempre levar a certeza de que o trabalho pedagógico desenvolvido visa preencher não apenas anseios quanto valores e princípios morais mas também quanto futuro no mercado de trabalho.


    
Cícero Souza
Pesquisador e professor (Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciência da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidade Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

Obras consultadas:

Freitas, Fernanda Lourdes. A identidade do professor - da teoria à prática. São Paulo: Ed. Casa do Psicólogo, 2014. 

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo:Paz e Terra, 1996.

Ribeiro, Maria Luisa Santos.A formação política do professor de 1º e 2º Graus.  São Paulo: Ed. Cortez, 1991.


Links indicados:


Controle biométrico de acesso de estudantes - EREM Frei Romeu Peréa. https://www.youtube.com/watch?v=KcdMpCb3q0M


Escola Frei Romeu em cartaz no cinema São Luiz.


Frei Romeu Peréa /2014

Culminância: Escola Frei Romeu e Edmundo Arlindo


Culminância Travessia - Escola Frei Romeu Peréa -https://www.youtube.com/watch?v=cW4FjVlwJ7k





 

2 comentários:

  1. A escola pública tem muitos desafios a serem superados. Mas tem muitos talentos a serem revelados, e é justamente isso que a torna imprescindível à sociedade brasileira.

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  2. Perfeito, Bione. Somos um signifativo "exportador de cérebros" para os países de economia avançada. Temos todos os anos jovens talentos "perdidos", quando falo talentos me refiro também a milhares de professores que dinamizam e desenvolvem práticas com toda dificuldade do ambiente escolar. Infelizmente, temos um sistema educacional que desde sua constituição é trabalhado para apresentar um resposta muito limitada e que não atende ao coletivo da sociedade. Temos uma tecnocracia que trava as práticas mais reais e necessários para cada realidade de uma escola e sua comunidade. Obrigado pelo diálogo!

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