"Eu acho que as sete maravilhas do mundo são: Sentir, tocar, ver, ouvir, saborear, sorrir e amar.
Numa sala de aula, a professora pediu aos alunos que criassem uma lista com as sete maravilhas do mundo. Alguns alunos não concordaram muito com a ideia, mas, foi feito e a lista ficou assim: o Grand Canyon, a Muralha da China, o Canal do Panamá, o Taj Mahal, Empire State Building, a Pirâmide do Egito e Basílica de S. Pedro.
"há tantas maravilhas, eu não consigo escrever todas elas".
A professora recolheu as respostas e, após iniciar a leitura em voz alta, havia esquecida que duas alunas ainda estavam escrevendo. Uma muito reservada e tímida e a outra com uma deficiência visual e auditiva. A professora se dirigiu a elas e percebendo que ainda escreviam, perguntou a elas: "precisam de ajuda na sua lista?" A tímida fica vermelha e diz: "há tantas maravilhas, eu não consigo escrever todas elas". Disse a professora: "não tem problemas, leiam em voz alta o que escreveram até agora, talvez nós possamos ajudar". Então a menina com deficiência pediu a colega que fizesse a leitura. A coleguinha, sem coragem, resolveu ler o que escreveram: "Eu acho que as sete maravilhas do mundo são: Sentir, tocar, ver, ouvir, saborear, sorrir e amar.
Por um instante, a turma ficou completamente em silêncio. As verdadeiras maravilhas são aquelas que não valorizamos todos os dias. Aproveitem estes presentes incríveis que você recebeu.
Paulo Freire disse num determinado momento: "Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é...Inclusiva ou excludente?"
Para escutar:
Severino Alberto Leal
Escritor
Professor - Língua inglesa
Pós-graduado Psicopedagogia
Professor Rede Estadual de Ensino
Ex. Coordenador Biblioteca Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário