"Oh mestre! fazei com que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido. Amar e ser amado pois é dando que se recebe..."
(Oração de São Francisco)
Depois do café derramado .....
Vamos refletir diante do seguinte cenário: estou numa lanchonete pra tomar um cafezinho e na hora de elevar a xícara até a boca, passa um cidadão bate "sem querer" no meu braço e derrama na minha roupa parte do líquido que havia. Na hora minha reação foi "eita! opa! olha pra aí!?" silencio o momento. Este foi o cenário constrangedor.
"Nós derramamos na hora dos trancos e esbarrões da nossa vida, aquilo que a nossa vida está cheia. Se a nossa vida está cheia de bondade, de alegria, de amor, de compreensão, de perdão..."
Agora vou me dirigir a você que leu a cena! E, se eu perguntasse a você "porque derramei o café, nessa situação que o cara esbarrou em mim, você falaria o que? "Ah! eu perguntaria por que este cara esbarrou em você?" então respondo: "não! você estaria errado." E continuo com a resposta: "... eu derramei o café, porque a minha xícara tem café, porque se ela estivesse com chá, eu derramaria chá, se estivesse com água, derramaria água, se estivesse com suco, derramaria o suco.
"Que os filhos conheçam a força que brota do amor."
(Oração pela família - Padre Zezinho)
Assim, compreendo que nós derramamos na hora dos trancos e esbarrões aquilo que a nossa vida "está cheia". Se a nossa vida está cheia de bondade, de alegria, de amor, de compreensão, de perdão, nós derramamos isso na hora dos trancos. Agora, se temos amarguras, dores, feridas, raivas, rancores, é isso que sai de nós.
É muito importante entender na hora das dificuldades e dos trancos que além dos(as) fiéis e bons(boas) amigos(as), das boas relações da família, você deve ter Deus como prioridade nos piores trancos de sua vida. Afinal, imagine você que Cristo naquela pesada Cruz, o que Ele disse? Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. Uma oração de perdão, de intercessão pelos outros, por que? porque ele estava cheio de amor, só tinha mensagens de amor, só salvaria pelo amor, portanto, é essa a lição que fica desse cenário na lanchonete.
"Segura teu filho no colo, sorria e abraça teus pais enquanto estão aqui. Que a vida é trem bala parceiro e a gente é só passageiro e precisa partir."
(Trem bala - Ana Vilela)
Encha sempre a sua vida com aquilo que vale a pena derramar na hora dos trancos. Deus nos abençoe, nos proteja, nos cubra, nos guarde pelos anos sem fim.
Amém.
Para ouvir:
Severino Alberto Leal
Escritor
Professor - Língua inglesa
Pós-graduado Psicopedagogia
Professor Rede Estadual de Ensino
Coordenador Biblioteca Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário