estatística - ficha

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Como transformar vidas?

Workshop: Por uma Educação transformadora: Um novo tempo!

"Mas, talvez você leitor se pergunte: Qual o perfil do nosso estudante da rede pública hoje? bem, temos: Quando analisada a renda podemos destacar que 55% das famílias dos estudantes recebem  em média entre 1 a 2 salários mínimos; 8% recebem entre 3 a 4 salários mínimos e outras 33,5% das famílias recebem até mesmo menos de 1 salário mínimo."

    Desenvolver políticas públicas é um desafio de qualquer governo que busca levar para a população mais qualidade de vida e ações como estas devem ser diárias. Assim, o sistema educacional pernambucano a partir de suas bases vai produzindo estas políticas voltadas a transformar vidas.

"Assim, onde esta aquela parcela da população pernambucana que não tem condições de pagar um ensino privado e que também não se apresenta na rede pública? E, esse é o grande desafio de todos que fazem a educação em Pernambuco!"

    No dias 18 e 19 de julho de 2024 a Secretaria de Educação de Pernambuco, a partir da GRE-Recife Norte, iniciou ações  que visam construir importantes resultados para o sistema educacional de Pernambuco. Desta forma, tomaram posse (oficialmente) os novos gestores e adjuntos da rede de ensino, bem como, foram reconduzidos  ao cargo outros antigos gestores das suas respectivas escolas. A partir do  Workshop - "Por uma educação transformadora: um novo tempo!" oficinas temáticas forma montadas, levantadas importantes questões e assim apresentados caminhos  possíveis caminhos para que a educação de Pernambuco continue à trazer números representativos que a mantenha entre as melhores do país mas, que principalmente, cada gestor escolar adapte e a transforme a partir da realidade da sua própria comunidade.

"Em números gerais, ao apresentar um raio-X da estrutura educacional pernambucana temos por destaque a Gre-Recife Norte que hoje, de um total de 1061 escolas públicas existentes no Estado de Pernambuco, a regional faz acompanhamento e direcionamento dos trabalhos junto a 75 escolas."

    Desta forma, nos dias que ocorreram o evento  (realizado na Escola Técnica Agamenon Magalhães - ETEPAM) diversas falas foram postas o que marcou a troca de experiências entre técnicos, antigos gestores e a sensibilidade dos novos gestores escolares que estão inicialmente integrando a equipe  de educação da regional GRE RecifeNorte. 

    Mas, como apresenta-se hoje a educação pernambucana e quais são os desafios que venham impactar? Segundo exposição do Gerente da Regional Recife Norte,  doutor Iury Sousa e Silva os desafios  são latentes ao analisarmos os números conquistados e outros a serem atingidos. Assim, Pernambuco registra atualmente 9 milhões de habitantes ao que 2,7 mil são estudantes (83% da Educação básica e outros 17% do Superior). No entanto, o gestor destaca que 35%  dessas matrículas  da educação básica estão no setor privado.

                                   

Gerente da GRE-Recife Norte durante posse dos novos gestores escolares. Fonte: Iury Souza (via WhatsApp)

     Assim, onde esta aquela parcela da população pernambucana que não tem condições de pagar um ensino privado e que também não se apresenta na rede pública? E, esse é o grande desafio de todos que fazem a educação em Pernambuco! Conhecer e manter estudantes na sala de aula com qualidade para ele e para o professor.

"Dá para compreender o que é o cotidiano das famílias dos nossos milhares de estudantes em Pernambuco?"

    Em números gerais, ao apresentar um raio-X da estrutura educacional pernambucana temos por destaque a Gre-Recife Norte que hoje, de um total de 1061 escolas públicas existentes no Estado de Pernambuco, a regional faz acompanhamento e direcionamento dos trabalhos junto a 75 escolas. Ao quantativos de estudantes, atinge uma média de 41 mil discentes (309 Educação Infantil; 17.225 Ensino Fundamental; 19.671 Ensino Médio).

    Mas, talvez você leitor se pergunte: Qual o perfil do nosso estudante da rede pública hoje? bem, temos: Quando analisada a renda podemos destacar que 55% das famílias dos estudantes recebem  em média entre 1 a 2 salários mínimos; 8% recebem entre 3 a 4 salários mínimos e outras 33,5% das famílias recebem até mesmo menos de 1 salário mínimo. Dá para compreender o que é o cotidiano das famílias dos nossos milhares de estudantes em Pernambuco?Desta forma, são muitos os dados que podemos aqui trazer mas o importante é que seja compreendido o papel social que a escola cumpre na nossa sociedade e que haja um "acolhimento" por parte de todos a esse valioso trabalho desenvolvido pelos professores e demais profissionais no interior das unidades escolares.

    Assim, ao oferecer o  Workshop - "Por uma educação transformadora: um novo tempo!" a Gerência de Educação Gre-Recife Norte oportuniza a sociedade e aos gestores das escolas públicas de Pernambuco não apenas uma ampliação  da qualificação profissional mas, principalmente, ampliar o sentimento do quanto o "sentir" e "ser humano" faz diferença fora e dentro da escola para que possamos atingir não apenas números mas também pessoas.


Para ler:

Pesquisa traça perfil dos estudantes da rede pública e particular da rede de ensino. - acesso: 19/07/2024


Para ouvir:

A escola (Paulo Freire)

Coração do mundo (Oswaldo Montenegro)

Coração de estudante (Milton Nascimento)

Cícero Souza

Professor  ETE - Ginásio Pernambucano/Cabugá
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)

Mestre Ciências da Educação (Lisboa/Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - Paraguai)


Nenhum comentário:

Postar um comentário