estatística - ficha

domingo, 28 de abril de 2024

Janela de ônibus.

    Janela de ônibus, é danado pra botar a gente pra pensar
Ainda mais quando a viagem é longa.
(Miró da Muribeca)

        Podemos entender que a poesia conhecida como "marginal" ou "Geração mimeógrafo" consistiu num movimento cultural brasileiro do período da década de 1970 e que esteve presente nas músicas, artes plásticas e principalmente na literatura.
De uma maneira geral os materiais eram produzidos e divulgados a partir de folhetos mimeografados, os quais diversos artistas vendiam a baixo custo locais como praças, bares, teatro e universidades.
    A poesia marginal era formada por sua maioria por reduzidos textos permeados de sacarmos, humor, ironia, palavrões e uma linguagem própria da periferia.
    Desta geração de artistas marginais podemos destacar: Cacaso (1944/1987) - "Minha pátria é minha infância: por isso vivo no exílio." (Lar doce lar); Chacal (1951); Paulo Leminsk (1944/1989);Torquato Neto (1944/1972); Ana Cristina César (1952/1983); João Flávio Cordeiro da Silva "Miró da Muribeca" (1960/2022).

      Assim, buscando ampliar nosso entendimento compartilho com você um vídeo performático do poeta marginal que que você assista, reflita e divulgue. Acesse o link: (Clique aqui) e confira  a matéria completa.

_____________________________
 

Janela de ônibus -  (Miró da Muribeca)


Janela de ônibus, é danado pra botar a gente pra pensar
Ainda mais quando a viagem é longa. Uma casinha branca lá no alto da montanha. E eu perguntando : quem mora lá ? Quem mora lá? Um homem na BR olhando pro nada. Uma mulher com um saco de capim na cabeça e o Sol estralando nas suas costas. E os políticos dando as costas. Janela de ônibus. Janela de ônibus é danado pra botar a gente pra pensar. Igrejinha minúscula na beira da BR É ... Janela de ônibus é danado pra botar a gente pra pensar Ainda mais quando a viagem é longa .

(Miró da Muribeca - 1960/2022)

Fontes consultadas:

1- Poesia marginal

2- Dez poemas da Geração Mimeógrafo ou poesia marginal

3- Poesia marginal na sala de aula

Vídeo:

1- O que é um poeta marginal

2- Poesia e literatura com Xamã


Cícero Souza

Pesquisador 

Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

domingo, 21 de abril de 2024

232 anos de uma sentença

        Hoje é feriado e temos  na história brasileira os 232 anos de uma sentença que ainda muitas vezes "discutimos as razões". Mas, para entender que país construímos ou que país ainda "esperamos conhecer" faz-se importante um breve mergulho e para compreender a formação dos "mitos e lideres" no campo do poder. É neste horizonte que temos o dia 21 de abril voltado a reverenciar a figura (de imagem incerta) de "Tiradentes" como um dos símbolos da nossa "identidade nacional".


"Depois de um julgamento de fachada, seis acusados foram condenados à forca. Tiradentes foi o bode expiatório. Outros cinco receberam clemência e foram banidos para Angola. Tiradentes foi levado ao cadafalso em 21 de abril de 1792. Após ser enforcado, foi decapitado e teve a cabeça exibida numa estaca de Ouro Preto. 
(Skidmore, p.54)


FONTE:http://dombarreto.g12.br/portal/tiradentes-o-21-de-abril-e-a-construcao-de-uma-identidade-nacional/


"Mesmo expulsos do Brasil, alguns inconfidentes conseguiram construir suas vidas com sucesso.Tomás Antonio Gonzaga foi condenado ao degredo em Moçambique, mas recebeu tratamento especial: ficou hospedado na casa do Ouvidor." 
(Rodrigues, André. p. 24, 2011).

Fonte: Revista Nossa História. 2005, nº18, p.43

"A trajetória desses personagens  prova  que o degredo não foi drástico para todos os inconfidentes, como conta nos livros. Para alguns, ele foi  o estopim para uma retomada de suas vidas." 
(Rodrigues, André, p. 25, 2011).

        Desta forma, quase cem anos depois e em plena República, a figura de um "mártir" é consolidada para legitimar um regime que surgia (1889) para "unir" brasileiros em nome de uma única causa. 
     Pensar nossos heróis é acima de tudo fazermos perguntas sobre suas trajetórias; não apenas o motivo de terem fim tão trágicos, mas, a partir da história conhecermos porque estavam ali e quais interesses representavam. Pensarmos historicamente Tiradentes é saber também que depois da sua prisão e devassa se descobriu que aquele homem (que a História construiu como pobre) possuía bastante posses para a época. 
     Você sabia? 
    Pois bem, segundo historiadores "o cidadão" Joaquim da Silva Xavier era dono:  de sítios, várias cabeças de gado, explorava cerca de 43 jazidas e ocultando a maioria dos bens (como faziam homens da elite local) da Coroa portuguesa para não pagar os impostos devidos. No entanto,  ficou no imaginário coletivo (e assim foi trabalhado ao longo de séculos nas bancas escolares) a ideia que na Inconfidência Mineira havia entre tantos componentes das elites mineradoras um simples alferes pobre e agora mártir. Fazia nascer no imaginário popular um homem que simbolizaria novos tempos republicanos em construção.



                                       
FONTE:  https://www.todamateria.com.br/fernando-collor/



FONTE: https://escola.britannica.com.br/artigo/Luiz-Inácio-Lula-da-Silva/483342


FONTE: https://www.contatoonline.com.br/produtores-rurais-declaram-apoio-ao-presidente-bolsonaro/



                Portanto, pensar 21 de abril não consiste apenas saber que um "homem pobre" foi enforcado, que ele lembrava Jesus (há uma explicação histórica para essa semelhança). Mas, é demais importante entender que país  estamos ajudando a construir e qual modelo de sociedade desejamos.
     Se você já tem sua renda e estrutura garantida está na hora de deixar de negar a importância de fazer política e lutar para que possamos ter um país melhor e nunca forjado em figuras que vão ocupar o poder, "sangrar recursos públicos" e usar de uma retórica salvacionista (política ou mesmo religiosa) para chegar ao poder. 

"Será que valeu a pena tudo isso para pagar um salário de fome às empregadas domésticas e não ver mais pobres nos aeroportos, nos shopping centers e, principalmente, nas universidades? Afinal a educação, a saúde e a previdência, agora sucateada pelo Estado capturado, abrem caminho para que essas áreas se tornem o novo negócios dos bancos, que controlam agora crescentemente essas áreas também." (Souza, Jessé. p.234, 2017)

    Assim, que os "mitos da política" ocupem lugar na escuridão e possamos trazer a partir de uma real consciência política da sociedade melhores condições para a maioria da população. 

Para leitura:

1- A elite do atraso: Da escravidão à Lava Jato. Souza, Jessé. 2017, ed. Leya.
2- Uma História do Brasil. Skidmore, Thomas. 2003, ed. Paz e Terra.
3- Revista  de História da Biblioteca Nacional. 2011, nº 67.
4- Revista Nossa História. 2005, nº18.

Cícero Souza 

Pesquisador 

Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - Paraguai)

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vereadores de Dias d'Ávila (BA) aprovam reajuste de R$ 0,46 para os professores

5 tendências para a educação em 2023 | Exame

"Mesmo cumprindo o piso nacional de quatro mil quinhentos e oitenta reais, Dias d'ávila paga mais que o dobro aos vereadores, que ganham dez mil e cem reais por mês."

(Jornal da Band - 17/04/2024) 

        O dia de hoje na rede de ensino pública de Pernambuco começa com mais uma importante mobilização dos trabalhadores em luta por melhores condições estruturais de trabalho, valorização (reajuste  salarial negado e outros pontos importantes). Na verdade, um país sério que que compreendesse o valor do sistema educacional para o desenvolvimento econômico e social claramente adotaria reais políticas públicas que atuariam juntos aos profissionais da educação e em consequência estimularia mais jovens a fazerem parte deste campo.

    No entanto, o que temos são ações pontuais e "micro-resultados" que pouco oferecem ao corpo social. Para os que estão de fora talvez apenas acompanhem o "Novo Ensino Médio", as parcerias entre governos e instituições e Embaixadas, vejam postagens da oferta de dezenas de materiais didáticos e oferta nas escolas de um cardápio de merendas "diferenciadas". Mas, por outro lado, o cidadão comum não entende (o não deseja perceber) que muitas das medidas são pontuais e outras centenas de estudantes acabam não sendo atendidos por algumas destas ações aplicadas Brasil a fora.

    Por outro lado qual realidade existente na maioria das escolas da rede pública? 

1- Inúmeras escolas sem a devida estrutura para um funcionamento humanizado (salas sem climatização), limitação oferta de merenda ou qualidade duvidosa;

2- Um trabalho pedagógico com foco excessivo em resultados (estatísticos) que contrapõem a busca da qualidade cognitiva;

3- Pais cada vez mais distantes do espaço escolar e de um efetivo acompanhamento do processo desenvolvimento dos seus filhos na escola;

4- Estudantes com baixo interesse ao que a escola oferece uma vez que percebem que a progressão de série (dificilmente)  não será interrompida caso não atinja "nível" de frequência ou mesmo aprendizagem.

5- Crescente números de professores acometidos de doenças causadas muitas vezes pelas condições de trabalho oferecidas e conflitosa convivência dentro do ambiente escolar em decorrência do claro "desmonte" do processo ensino-aprendizagem;

6- Os baixos salários, o não recebimento dos reajustes salariais no seu devido tempo e a limitada formação ofertada aos professores;

7- Gradativo desmonte do Plano de Cargos Carreira dos Professores (PCC) e dificuldade aos docentes de conseguir licença  junto ao governo para realizar curso de Pós-graduação (mestrado ou doutorado).

    A cada ano, dados estatísticos apresentam elevados índices de aprovações mas, paralelo a toda uma euforia de governos temos mais profissionais desistindo de atuar em sala de aula, jovens não desejando ocupar esses espaços e a solução oferecida por gestores consiste em ampliar Educação Ensino a Distância (EAD) aos estudantes do ensino médio e fundamental II. Não é brincadeira! E as vezes fica a pergunta no ar:  Existe um "projeto para destruir a educação brasileira" ou visando "destruir o professor" enquanto profissional?

    Assim, buscando ampliar nosso entendimento compartilho com você fragmentos  da matéria publicada num dos principais jornais do país e servirá de alerta. Acesse o link:  (Vereadores de Dias d'Ávila (BA) aprovam reajuste de R$ 0,46 para os professores), escute as músicas postas abaixo, leia os fragmentos publicado no Jornal da Band e confira  a matéria completa. 

_________________________

Vereadores de Dias d'Ávila (BA) aprovam reajuste de R$ 0,46 para os professores

    "Em Dias D'ávila, região metropolitana de Salvador, com R$ 0,46, normalmente não se compra nem um pão. Por isso, o aumento nesse valor proposto no salário dos professores municipais chamou a atenção dos moradores. O aumento de quarenta e seis centavos foi proposto pela prefeitura por meio de um projeto de lei e aprovado no mesmo dia pela câmara municipal. O sindicato que representa os professores reclama que a categoria não foi chamada para negociação.

    Na sessão realizada no último dia cinco, ficou definido também que os reajustes da categoria irão entrar em vigor em dezembro."

Para ler:

Vereadores de Dias d'Ávila (BA) aprovam reajuste de R$ 0,46 para os professores

https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/ultimas/vereadores-de-dias-davila-ba-aprovam-reajuste-de-r046-para-os-professores-16682408 - 17/04/2024.

MEC oficializa reajuste de 3,6% no Piso salarial dos professores.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2024-02/mec-oficializa-reajuste-de-36-no-piso-salarial-de-professores - 18/04/2024

Fundeb (como é feita a divisão dos recursos).

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/fundo-da-educacao-basica - 18/04/2024

Governo de Pernambuco - Juntos pela Educação

https://www.seplag.pe.gov.br/pactos/43-prioridades/39-juntos-pela-educacao -18/04/2024

SINTEPE - Paralisação estadual

https://www.instagram.com/p/C54GZphvaYE/ -18/04/2024.

Para assistir:








Documentário: violência nas escolas


Cícero Souza 

Pesquisador 

Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - Paraguai)

domingo, 14 de abril de 2024

Câmara vai gastar R$ 3 milhões em reformas de apartamentos funcionais

 

Bezerra da Silva - Presidente Caô Caô (1992) - Estilhaços Discos

Google imagem 

"Mas ele não deu sorte porque o guia que estava incorporado disse: Esse político é safado, cuidado na hora de votar.  Também disse: meu irmão, se liga no que eu vou te dizer, hoje ele pede seu voto e amanhã manda a política lhe bater; podes crer." 

(Candidato caô, caô - Bezerra da Silva)

"Até a reforma ser concluída, os parlamentares que não têm apartamento funcional continuarão recebendo auxílio no valor de R$ 4.253. Eles podem escolher a opção de receber o valor em dinheiro; via reembolso — mediante a apresentação de recibo de aluguel, flat ou hotel; ou mesmo abrir mão do recebimento."

(Correio Braziliense - 16/06/2023) 

    Estamos em ano eleitoral e deixando a parte questões meramente "situação e oposição" temos aqui uma notícia que bastante deve ser avaliada por cada brasileiro. Temos atualmente milhares de hospitais sem medicamentos necessários a população; mais de 40% da população ainda não dispõe de uma estrutura de saneamento básico, como também, milhões de reais são destinados as esferas de poderes desproporcionais ao que temos voltadas a políticas públicas ou mesmo reajuste do salário mínimo. 

    Em 2024 faz-se mais urgente analisarmos atuação das medidas e privilégios utilizados nas esferas municipais (Câmara de Vereadores e prefeituras) e assim fazermos um cenário mais justo àqueles que realmente necessitam. O texto de hoje foi publicado em 2023 mas serve bastante para que nos preparemos ao pleito eleitoral deste ano. 

    Assim,  compartilho com você fragmentos  da matéria publicada num dos principais jornais do país e servirá de alerta. Acesse o link https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/06/5101760-camara-vai-gastar-rs-3-milhoes-em-reformas-de-apartamentos-funcionais.html (Câmara vai gastar R$ 3 milhões em reformas de apartamentos funcionais), escute as músicas postas abaixo, leia os fragmentos publicado no Jornal Correio Braziliense e confira  a matéria completa. 

Não compare ao espaço da sua casa ou mesmo o valor do auxílio aluguel que nossos parlamentares federais recebem a nossa realidade. kkkkkkk!

 Mas, boa leitura.

_______________________________________________

Câmara vai gastar R$ 3 milhões em reformas de apartamentos funcionais

    A Câmara dos Deputados quer acabar com o auxílio-moradia. Para isso, pretende dividir 96 apartamentos de 200 m², em Brasília, em ambientes menores, de 95 m². Assim, passará a dispor de 192 unidades. Somados a estes, todos os apartamentos que estão aptos para uso já estão ocupados. O auxílio é pago aos parlamentares que não foram contemplados com essas residências. Em 2023, os gastos da Câmara com esse tipo de pagamento ultrapassaram R$ 2,6 milhões, segundo o Portal da Transparência. As obras terão, no total, custo de aproximadamente R$ 3 milhões.

"Imóveis de 200m² serão divididos em unidades menores. A Casa gastou em 2023, R$ 2,6 milhões com auxílio-moradia para hospedagem de parlamentares."

(Correio Braziliense - 16/06/2023) 

    Até a reforma ser concluída, os parlamentares que não têm apartamento funcional continuarão recebendo auxílio no valor de R$ 4.253. Eles podem escolher a opção de receber o valor em dinheiro; via reembolso — mediante a apresentação de recibo de aluguel, flat ou hotel; ou mesmo abrir mão do recebimento. A reforma dos apartamentos teria a função de acomodar todos e dar fim ao auxílio.

    Para o advogado constitucionalista Camilo Onoda Caldas, o pagamento do auxílio-moradia ou o fornecimento de apartamentos funcionais necessita ser feito de um modo equilibrado e racional. O especialista lembrou que a maioria dos parlamentares de outros estados acabam transformando Brasília numa segunda casa.


Para assistir:  

Justo Veríssimo

Para ouvir:  

Vírus da corrupção

 Candidato caô, caô ( Bezera da Silva)


Cícero Souza -

Pesquisador 

Professor  ETE - Ginásio Pernambucano
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Universidade Lusófona Humanidades Tecnologia -ULHT- Lisboa/Portugal)
Doutorando Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ Argentina)

Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - Paraguai)