estatística - ficha

sábado, 26 de julho de 2025

Vale a pena sorrir?

     "Por que que o tal ser humano já nasce sabendo do fim, e a morte transforma em engano as flores do seu jardim." 

(Lógica da criação - Oswaldo Montenegro)

     Hoje percebi que devemos sorrir sempre que estivermos juntinhos de alguém que  seja especial para nós. Percebi que  além de sorrir é importante que aquele (a) que esteja ao nosso lado também  sorria e, que seja um sorriso leve, muito divertido. Afinal, quando o tempo passar lembraremos para sempre daquele sorriso bonito que ficou eternizado.

Acervo pessoal do autor (2025)

     Por que ter medo? Abrace quem você ama, deite ao lado dele (a), faça cócegas, divida aquele pedacinho de chocolate ou simplesmente escute e cante aquela música preferida. Pare de pensar que "perderá o seu domingo ou feriadão" ou sua partida preferida pois, logo perceberás que os dias sempre serão repetidos mas aquele momento não voltará jamais. Hoje eu sei, valeu a pena sorrir, principalmente quando percebo que o tempo passa mas quem tanto amamos não estará para sempre aqui. 
     Assim é a vida!
    Quantas vezes preferimos dormir um pouco mais, assistir a um filme que sempre estará "em cartaz"? Ainda preferimos escolher uma roupa nova no shopping ou mesmo postar frases e fotos linda? Hoje, cada manhã de sol, eu percebo que não errei quando fiz minhas escolhas e não foram estas!
"... para você que agora lendo reflita o que você está deixando para trás."
    Hoje, não me arrependo de valorizar os poucos mais verdadeiros amigos; abraçar meu filho diariamente e falar "mil vezes" que o amo; ter ligado inúmeras vezes para minha mãe e mesmo que ela nem mais entendesse tudo que dizia eu ainda insistia repetir as mesmas histórias. 
     Hoje, com o sol raiando forte  em meu rosto, olhando logo cedo aquela foto eu sei o quanto foi importante tê-los (meus pais) ao meu lado cada final de semana, sorrir e divergir para agora me consolidar em valores. Ouço ainda suas vozes, seja me saudando quando chegava ao seu lado ou simplesmente pedindo um beijo. Sinto o quanto significou aqueles apertos em minha mãos ou o bate-papo meio "sem sentido" devido a presença marcante do indesejável Alzheimer no nosso universo.
        Assim, vale a pena sorrir? Sim.
    Quando sabemos colocar em práticas os "verdadeiros" valores, quando pequenos gestos são repetidos sem receios e principalmente quando entendemos que o físico um dia desaparecerá e aí sim, postar fotos, escrever frases perfeitas farão sentido uma vez que estarão carregadas de  verdadeiros sentimentos e histórias que merecem serem (re) contadas. Tudo isto também para você que agora está lendo reflita o que está deixando para trás a cada amanhecer.

Para ouvir:

 Epitáfio ( Titãs)

Lógica da criação (Oswaldo Montenegro)


Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)

sábado, 19 de julho de 2025

O trem (da vida) passa!

"Quem ama não esquece quem ama, o amor é assim. Eu tenho esquecido de mim mas, dela eu nunca esqueço."

(Amor sem limites - Robertos Carlos)

 "Segura teu filho no colo, sorria e abraça seus pais enquanto estão aqui. Que a vida é trem bala parceiro  e agente é só passageiro prestes a partir."

                                                                                     (Trem bala. Ana Vilela)


    Você nem percebeu mas o trem passou! Por qual motivo?

    Talvez você estivesse ocupado demais nas suas atividades de trabalho ou, quem sabe, priorizando assistir aquele filme na Netiflix. Quem sabe o "trem tenha passado" enquanto você priorizava divertir-se. O trem pode ter passado tão lentamente enquanto contava moedinhas acumuladas e  estavas feliz ao ver o saldo da sua conta bancária ou mesmo catálogo de viagem e assim nem tenhas percebido que, como diz a canção que, "A vida é trem bala parceiro e a gente é só passageiro e prestes a partir".

    Pois é! Perdemos oportunidades únicas e que a vida não vai mais nos oferecer.

Memórias, é o que temos de mais precioso. E, tenhamos certeza as últimas que ficam são por demais valiosas.

    Os meses que nos ausentamos e não demos aquele abraço de conforto ficarão agora vazios; as tardes nubladas que poderíamos surgir de surpresa e estiar continuarão cobertas de névoas; aquele "tempero da vida", tenha certeza que perdemos ao deixar o "trem passar"!

    Perdemos inúmeros sorrisos leves, perdemos lágrimas que correram e se repetiriam em nossas faces. Perdemos palavras desconexas e o pior, quem sabe aquela piada ou frase de efeito!

    Não acredito! Mas perdemos a partida. Momento esse tantas vezes anunciada. Quantas vezes escolhemos não atender ao telefone? Nunca esqueçamos: Perdemos o último beijo. Que pena!

    Pois é! Como novamente diz a canção: "Sorria e abraça teus pais enquanto estão aqui.." O trem bala passou e o que nos resta agora?

    Conferir o saldo bancário? 

    Saber para onde viajar? 

    Continuar trabalhando? 

    Tudo isso não é nada diante o que poderia ter ficado. Se antes  passávamos meses sem ao menos aparecer agora teremos dias, meses, anos e acredito que décadas para perceber o quanto tudo ficou mais vazio ao deixarmos o "trem da vida" passar. Memórias, é o que temos de mais precioso. E, tenhamos certeza as últimas que ficam são por demais valiosas.

    Não percamos mais tempo contando moedas, priorizando o trabalho, preferindo dormir mais, visitando agências de viagens ou contando todos os dias o saldo bancário e querendo saber qual o melhor investimento.O melhor investimento."!

    Quer saber? O melhor investimento não encontraremos em qualquer agência financeira. Na verdade, será nos braços e no coração dos nossos pais. Assim, invista cada final de semana a sorrir ao lado deles. Invista escutar por vezes a mesma história. Priorize chorar ao colo ou mesmo sorrir. Priorize agradecer durante todo final de semana tudo que nos  ofereceram. Ao contrário de muitos, priorize, mesmo  que solitário confraternizar todos os dias festivos ao lado de quem realmente vale estar ao seu lado.

    Em resumo: Pode ser até que o Gerente da agência bancária não lhe oferte tanta atenção pois as moedas que ali deveriam estar multiplicadas não atingiram as expectativas do mercado financeiro. Mas, talvez o que não saibam é que devemos  de verdade sempre investir no que chamamos de afetos.

    Assim, o "trem passou".


*indescritível a sensação de ver a sua mãe partir nos braços e diante nosso olhar."


Para ouvir e cantar:

Trem bala (Ana Vilela)

Encontros e despedidas (Maria Rita)



Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)

terça-feira, 15 de julho de 2025

Vamos celebrar! - Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz

     

    Olá a todas e todos que fazem a nossa time da Escola Dr Francisco Pessoa de Queiroz ! Infelizmente este mês tem sido um verdadeiro "turbilhão" para minha cabeça e coração e, infelizmente, não pude aqui me expressar em forma de agradecimento. Hoje (15/07) faz exatamente um ano que cheguei para composição de um time forte e que já existia. Assim,  passados todo esse período eu avalio como positiva nossa caminhada. Agradeço a minha equipe gestora e de apoio administrativo (Cleoval,  Evelyn,  Walênia,  Renata, Emerson,  Pedro); ao conjunto dos professores e professoras; a toda equipe de serviços (Cozinha, Manutenção e Portaria). Não posso deixar de agradecer a minha dupla da Busca Ativa que muito fez e faz.

 Estar no comando desta equipe não é fácil mas luto diariamente para não decepcioná-los. Fazer a escola da nossa "realidade" passou a ser meu sonho ao que, em conversas com cada um eu vejo ser o sonho de vocês. Também, lembro que alguns estão chegando agora mas viram e se integram ao nosso projeto educacional iniciado exatos 365 dias. 

    Desta forma,  agradeço a vocês por confiarem aos poucos em mim e, principalmente, na nova gestão que hoje direciona os trabalhos. Imagino que em algum momento desagradei (e assim deverá ocorrer em outros momentos) mas tenham a certeza que será sempre pensando no melhor para nossa comunidade escolar (interna e externa). Neste completar de um (01) ano a frente da gestão venho agradecer a todos (as) por estarmos juntos e construindo uma relação de confiança.  

    Obrigado!

"2024 foi um ano marcante para cada um que vivenciou o dia-dia da (na) nossa escola. Hoje, sinto que respiramos mais tranquilos pois entendemos que  nossa rota continua firme." (Cícero Souza)


                           

Estudantes do Ensino Fundamental - EDFPQ

Estudantes da EJA 2024 durante evento "Desvendando o Céu Autral - lançamento de foguete".

Aulões SAEPE - Português e Matemática /2024.

Parte da equipe EDFPQ -2024 (manhã)

"Aceitar o desafio de gerenciar o nosso atual momento não seria possível sem cada um de vocês. Parabéns pelas metas e atividades realizadas; o "Ganhe o Mundo"; A Expo-Queiroz 2024; O SAEPE 2024; O prêmio destaque 2023 oferecido pelo Governo do Estado. (Cícero Souza)

Equipe EDFPQ -2024 (tarde)

  

Governadora Raquel Lyra e equipe representando a Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz - Prêmio Destaque 2023.
   
Para ouvir:
Vamos celebrar (Oswaldo Montenegro)

Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)

sábado, 12 de julho de 2025

Só agora entendo a profundidade desta canção!

 

Lady Laura (Roberto Carlos)


Tenho às vezes vontade de ser
novamente um menino
e na hora do meu desespero
gritar por você
Te pedir que me abrace
e me leve de volta pra casa
que me conte uma história bonita
e me faça dormir

Só queria ouvir sua voz.
Me dizendo sorrindo:
Aproveite o seu tempo
Você ainda é um menino

Apesar da distância e do tempo
eu não posso esconder
tudo isso eu às vezes preciso
escutar de você

Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me conte uma história
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura

Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me abrace forte
Lady Laura, me beije outra vez
Lady Laura

Quantas vezes me sinto perdido
no meio da noite
com problemas e angústias
que só gente grande é que tem

me afagando os cabelos
você certamente diria:
amanhã de manhã
você vai se sair muito bem

Quando eu era criança
Podia chorar nos seus braços
E ouvir tanta coisa bonita
Na minha aflição
Nos momentos alegres

Sentado ao seu lado sorria
E nas horas difíceis podia
Apertar sua mão

Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me conte uma história
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura

Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me abrace forte
Lady Laura, me beije outra vez
Lady Laura

Tenho às vezes vontade
De ser novamente um menino
Muito embora você sempre ache
Que eu ainda sou

Toda vez que te abraço
E te beijo sem nada dizer
Você diz tudo que eu preciso
Escutar de você

Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me conte uma história
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura

Lady Laura, me abrace forte
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura, me beije outra vez
Lady Laura

Lady Laura, Lady Laura, Lady Laura
Lady Laura, Lady, Lady, Lady Laura, Lady Laura.


Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Doutorando Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)