estatística - ficha

sábado, 9 de novembro de 2024

Expo- Queiroz 2024

    "Importante saber que a Escola é muito mais do que um espaço de se vivenciar conteúdos de um planejamento "engessado" mas, é na verdade, também um espaço de descobertas."

    Quem não conhece a obra "O auto da compadecida"; "O Santo e a porca"; "O rico avarento" e tantas outras de autoria do escritor paraibano Ariano Suassuna (radicado em Pernambuco)? Talvez você responda que praticamente qualquer pessoa já leu ou assistiu filmes que dominaram o cinema e o imaginário de milhões de brasileiros. Mas, como trazer essa primazia de leitura ao "paladar" de jovens estudantes numa sociedade cada vez mais digital e voltada a pouca concentração à leitura? Pois bem, este foi o desafio lançado pela equipe de professores da Escola Dr. Francisco de Queiroz junto aos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Ou seja, conhecer a contribuição deixada pelo escritor Ariano Suassuna (1927-2014) a partir dos mais variados olhares. Será que Foi possível? Sim!

"os estudantes montaram e fizeram encenação de um divertido trecho em que "Chicó e João Grilo" buscavam a melhor forma (nada tão honesta) de ganhar alguns centavos dos seus patrões (os padeiros)."

    Assim, os estudantes  apresentaram na Feira de Conhecimentos - Expo-Queiroz /2024, como culminância pesquisas realizadas em sala de aula nas várias áreas do conhecimento e paralelo ampliaram a compreensão quanto respeito a cultura, a religiosidade e a questão racial tão importantes no dia-dia. Também estudaram as obras do escritor nas vertentes das disciplinas vivenciadas na escola como: Ciências  Humanas, Linguagem e Ciências da Natureza e  Matemática e suas tecnologias. Agora, talvez vocês esteja curioso para entender como funcionou na prática todo esse desafio lançado aos estudantes mas que contou com total suporte pedagógico dos professores! 
    Ocorreu numa ação  não apenas em pesquisas mas, a contribuir  de todas as formas para que o objeto de investigação fosse conhecido por todos  nos mais variados ângulos. Como resultado, os estudantes em plena aula de Matemática assistiram e debateram as obras-primas de Ariano Suassuna e trouxeram ao público de uma forma divertida a questão econômica  e a própria desigualdade social posta tão sutilmente nos escritos deixados pelo autor.  

Professora Gleyce explicando a relação da Química  na obra "O auto da Compadecida) (apresentações do Ensino Médio)

Jogral apresentados por estudantes do Ensino Médio sob orientações das professoras Marluce e June Travassos (Literatura/Português),

    Como exemplo, sob a coordenação do professor Faraday (Matemática) estudantes do Ensino Fundamental II montaram e fizeram encenação de um divertido trecho do "Auto da Compadecida" em que, "Chicó e João Grilo" buscavam a melhor forma (nada tão honesta) de ganhar alguns centavos dos seus patrões (os padeiros). Por outro lado, a temática Movimento Armorial (uma contribuição também de Ariano Suassuna) recebeu uma análise ao viés da simetria e da própria geometria tendo os alunos  sob a tutoria da professora de Edilene (Matemática)  foram guiados a novas descobertas a partir dos traços que marcaram a produção e a musicalidade armorial.

Estudantes (6º anos apresentando o Movimento Armorial na óptica da Geometria

   Por sua vez, a partir das disciplinas de História e Geografia  (Simone, Edymarie e professor Vides) os alunos apresentaram ao público todo contexto histórico-social presentes nas produções do escritor paraibano. Mas, foi também a partir da disciplina Língua Portuguesa que os estudantes "mergulharam na obra no viés das palavras que marcam a identidade do nordestino tão defendida pelo escritor Ariando Suassuna. Por fim, chamou atenção o envolvimento dos estudantes na disciplina de Educação Física (professora Tatiane e Klebson) ao trazerem a paixão pelo futebol que o escritor tão bem deixou como marca ao declarar ser rubro-negro mais do que uma simpatia. Por fim, trazer  à Literatura de Ariano Suassuna ao contexto da disciplina de Inglês foi também uma das marcas desta Expo-Queiroz 2024 ao que os estudantes surpreenderam ao transportar a beleza da escrita do autor para o idioma do "Velho Continente".
    Portanto, todos os professores e estudantes da Escola Dr. Francisco de Queiroz estão de parabéns ao trazer como tema de pesquisa um dos maiores escritores da Literatura mundial e que neste ano completa dez anos do seu falecimento. Divulgar eventos como esse para a grande sociedade é saber que a Escola (enquanto instituição e espaço de saberes) é muito mais do que um lugar de se vivenciar conteúdos ou de um planejamento "engessado" mas, é na verdade, também um equipamento sempre aberto para novos estímulos e descobertas.

Estudantes do 6º ano (Teatro de bonecos - representando a obra de Ariano Suassuna)

Estudantes durante trabalho de pesquisa e produção (releitura) da obra de Ariano Suassuna

Estudantes (disciplina Língua inglesa) trouxeram a riqueza cultura nordestina a partir da gastronomia tão valorizada nos escritos de Ariano Suassuaa

Para assistir:
Ariano Suassuna (breve biografia)

Ariano Suassuna morre aos 87 anos


O que foi o "Movimento Armorial"

Para ouvir:

Musica Armoria (Quinteto Verde)

Quinteto Armorial (Revoada)

Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Doutorando Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)



Nenhum comentário:

Postar um comentário