estatística - ficha

sábado, 29 de novembro de 2025

Viva cada momento.

Fonte: (Arquivo pessoal - Cícero Souza)

 "Afinal, quantas pessoas ao nosso redor (as ditas próximas) em determinado momento precisaram desabafar (ou mesmo apenas serem ouvidas) para vencer cada momento de sofrimento?"

       Olá, tudo bem? As vezes são a partir de gestos simples que realizamos ou quando fazemos contato com  um outro  acabamos por praticar o bem sem ao menos perceber. Afinal, quantas pessoas ao nosso redor (as ditas próximas) em determinado momento precisaram desabafar (ou mesmo apenas serem ouvidas) para vencer cada momento de sofrimento? Ao seu lado, bem pertinho, você encontrará alguém que sofre calado por não conseguir sanar a dor pela partida de um parente muito querido. 

        Temos jovens (como já fomos um dia) preocupados e lutando por uma oportunidade no mercado de trabalho mas que as vezes parecem sentir que não vai acontecer (mas logo acontecerá). Como também, tantos e tantos profissionais que ocupam lugar no mercado de trabalho mas sentem-se angustiados por ausência de algo mais ou mesmo parecem "sugados" pelas cobranças excessivas, pouca valorização e ausência  daquelas palavra de incentivo.

"Agradeça cada momento por encontrar pessoas que fazem você sorrir (em casa, nas festas, no ambiente de trabalho, nos coletivos) pois elas são "Anjos especiais" que estão ao teu lado. Deus enviou pessoas assim para completar você."

            A vida é incrível e diariamente encontramos pessoas incríveis. Você já parou para perceber? Mande um olá, um tudo bem e escute aquelas pessoas especiais que estão ao teu redor. Pessoas que passaram mas deixaram contribuições valiosas. Pessoas que ficaram ao teu lado e estão ali para te ouvir e também serem escutadas. Agradeça cada momento por encontrar pessoas que fazem você sorrir (em casa, nas festas, no ambiente de trabalho) pois elas são "Anjos especiais" que estão ao teu lado. Deus enviou pessoas assim para completar o seu dia.

"Tenha fé na vida (principalmente na sua) valorize a vida que você tem e enfrente hoje o que sabes que terás que enfrentar amanhã também. Tenha fé e converse comigo!"

        Tenha fé e converse comigo! Converse com alguém que você confia, converse com seu "próprio Anjo da guarda". Converse com Deus também. Assim, a vida vai seguindo e perceberemos melhor o que existe lá do "outro lado". Em momentos tão conturbados não existe o "eu ou o outro"; existe o nós! 

        Não existe o "bem contra o mal; existe Deus e as energias que emanamos e eu sei que você emana as melhores das energias. Não existe o eu ou eles; existe o coletivo e que deve prevalecer sem radicalismo, supressão de direitos ou escolhas. 

       Do outro lado existe exatamente aquilo que você acredita e busca para você e aos teus próximos. A você, familiares e amigos que possam ter um bela semana. Continue a ouvir seus amigos, canções, a desabafar, fazer sorrir e quem sabe acreditar sempre que a vida é muito curtinha para desperdiçarmos. 

"Não diga que a canção está perdida. Tenha fé em Deus, tenha fé na vida." (Raul Seixas)

https://www.youtube.com/watch?v=wx0wyD1sXFM

"Por isso eu prefiro os presentes que, a vida trouxe para perto de mim." (Trem bala. Ana Vilela)



"Te pido a Dios que me alcance la vida." (Sin bandera)


Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar (Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR).
Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)

sábado, 22 de novembro de 2025

Collor está preso.

         Supremo Tribunal Federal Estátua do STF - Google imagem.








"O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (26/04), para manter preso o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Cinco ministros votaram a favor da decisão do relator do caso, Alexandre de Moraes, que ordenou a detenção do ex-chefe do Executivo.

    Collor é o terceiro ex-presidente a ir para a prisão desde a redemocratização. O primeiro foi Luiz Inácio Lula da Silva, detido em abril de 2018 por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2019, Michel Temer foi detido em uma investigação relacionada às obras da usina nuclear de Angra 3 (veja Memória). A denúncia contra Collor foi apresentada em 2015. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), ele recebeu R$ 20 milhões em propina por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. Os pagamentos teriam sido feitos entre 2010 e 2014."                                                                 (Jornal Correio Braziliense -acesso: 26/04/2025.

Leia um pouco mais:

Collor: “O palavreado é chulo. Não esperava que um presidente pudesse atingir essas raias absurdas”


"Ele (Bolsonaro) é um produto da democracia brasileira. Se esse produto nasceu com algum defeito o remédio está na própria democracia."  acesso: 23/05/2020




Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar (Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)


sábado, 15 de novembro de 2025

Olhar a proclamação da República a partir de Pernambuco.

Raquel Lyra (PSDB) é eleita a primeira governadora de Pernambuco — Brasil  de Fato




Fonte:  Raquel Lyra - Governadora do Estado de Pernambuco

"Barbosa foi eleito em abril de 1892. Homem autoritário, mas dinâmico, consolidou através  de medidas administrativas e mantendo o apoio ao setor açucareiro, a oligarquia chefiada  pelo Conselheiro Rosa e Silva. De fato,  Rosa e Silva dominou Pernambuco por 15 anos, de 1896 a 1911."

Fonte: "Nosso Governadores". Jornal do Commercio, 05/10/1998, p.02.

        Quando ainda jovem era muito comum encontrar nas bancas de revistas pelo centro do Recife impressos especiais resgatando a historiografia das gestões de governantes. Eram publicações que, por sinal, logo eram consumidas por um público que fazia  leitura e guardava para  depois comparar as realizações ou mesmo para compreender a transição entre um governo que saia  e o que entrava. Pois bem, hoje praticamente publicações assim não existem mais. Vez por outra, o que temos ainda são os velhos álbuns de figurinhas, costume que por sinal poucos jovens ainda cultivam, seja em decorrência do poder aquisitivo (consciência do custo e benefício) ou mesmo por vivenciarmos uma sociedade onde o postar, curtir e compartilhar no mundo digital é muito mais frenético do que colar figurinhas e buscar novos envelopes na banca de revista (que também são ainda poucas que resistem).

"Hoje, não basta compreender que comemoramos o 15 de Novembro quanto a Proclamação da República brasileira."

    No caso de fascículos publicados em períodos passados  é possível questionarmos: Por quais motivos hoje não mais haver os encartes historiando as realizações dos gestores que ocuparam postos no Executivo (estadual ou municipal)? Será que o leitor não tem mais interesse? O custo não cobre o benefício do bem informar a população? Ou será que os governantes atuais gastam tanto em publicidade nas plataformas digitais e assim acabam por entender serem encartes impressos uma leitura de pouco impacto e retorno político?

"Agora que vivemos na "era digital" que tal você  acompanhar  um pouco da história de cada governador que ocupou o Palácio do Campos das Princesas?"

     Na verdade, um dos últimos encartes especiais  fora publicado no Estado foi via do Jornal do Commercio (05/10/1998) - "Nossos Governadores" - material históricos publicados que buscava resgatar a história das administrações do Executivo estadual durante o período republicano. Assim, que tal agora pesquisar no Google, no Youtube informações sobre governadores de Pernambuco e que marcaram História?
       Ao levantarmos a história de cada gestão é possível perceber que  alguns governadores trataram o cargo ocupado como parte de seu patrimônio, outros ocuparam o espaço apenas para atender interesses de grupos políticos. Mas, Quando focamos principalmente as fases as duas ditaduras os gestores ora atenderam aos interesses do governo central  (1937) ou por outra acabaram por entrar em rota de colisão  e assim foram deposto (período 1964).
           Agora que vivemos na "era digital" que tal você  acompanhar  um pouco da história de cada governador que ocupou o Palácio do Campos das Princesas? Pesquise nas redes (a partir dos nomes abaixo) e assim possibilitará além de (re) conhecer a historiografia política pernambucana traçar o fio condutor de personagens que mesmo não mais ocupando o poder deixaram marcas que por vez ou outra é resgatada e passada como um "bastão particular".
    Hoje, não basta você compreender que comemoramos o 15 de Novembro quanto a Proclamação da República brasileira, que temos no poder uma mulher (Raquel Lyra)  eleita democraticamente e que um novo cenário de disputas políticas se aproxima. É muito importante, principalmente, como e para quem este regime republicano "foi proclamado". 
    E no caso de Pernambuco, qual seria a sua resposta?


Para assistir:

Eleições - Governos de Pernambuco (1982 a 2018)
Para ouvir:

Cowboi fora da lei (Raul Seixas)

Vozes da seca (Luiz Gonzaga & Fagner)

Para ler:

1- CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas (O imaginário da República no Brasil). São Paulo: 2004.

2 - SOUZA, Jessé. A elite do atraso: Da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

Para consultar:






Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)

sábado, 8 de novembro de 2025

Quando focamos trabalhar sério!

                          

                           Fonte: Estudante Maria Beatriz, turma 3ºA - Ensino Médio. Registro do autor (2024)

"Tanto para a estudante Maria Beatriz (18 anos), como para a Carla Fonseca (17 anos) estar entre as principais selecionadas pelo programa para fazer intercâmbio de línguas no Canadá será um diferencial para o seu crescimento intelectual e também profissional."

    Você conhece o Programa Ganhe o Mundo (PGM)? Pois bem, poderia explicar aqui de uma forma bem técnica o que é mas, em verdade, desejo trazer para você o que estamos sentindo neste momento! Para iniciar é importante localizar onde todo sentimento começa. 
    Na edição do Programa Ganhe o Mundo/2024 as estudantes Maria Beatriz (3º A)  da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz e Carla Fonseca (ETE/GP- Cabugá) conquistaram vagas desejadas por milhares de jovens do nosso Estado. Mas, com perseverança e todo um trabalho desenvolvido também nas suas escolas o que seria "um sonho"  passou a ser plena realidade. 
    Tanto para a estudante Maria Beatriz (18 anos), como para a Carla Fonseca (17 anos) estar entre as principais selecionadas pelo programa para fazer intercâmbio no Canadá será um diferencial para o seu crescimento intelectual e também profissional. Conquistas como esta significará uma maior abertura para novas oportunidade ao conhecer outras culturas e apresentar também um pouco da nossa cultura para outras sociedades.
    Para as gestões e  o corpo de professores (principalmente de Linguagens), tanto da Escola Dr. Francisco (EDFPQ) como da ETE-GP/ Cabugá  é  também uma maior responsabilidade uma vez que, a conquista das estudantes desperta a necessidade de se buscarem novas ferramentas e metodologias de ensino que possibilitem que  outros estudantes em 2026 também possam "GANHAR O MUNDO" nos próximos processos seletivos.

"Que nossas as estudantes levem no coração e a melhor das mensagens: é possível "GANHAR O MUNDO"!!!!"

     Assim, é  também valioso parabenizar as instâncias educacionais da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE) sob o comando do Secretário Gilson Monteiro Filho;  a Paulo Dutra (Secretário Executivo do Ensino Médio); a Gerência Regional de Ensino (GRE- Recife Norte) sob a coordenação do Dr. Iury Sousa; aos professores da ETE/GP - Cabugá; da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz e principalmente aos todos estudantes (representados na conquista da Maria Beatriz e da Carla Fonseca). Todos aprendemos que um sonho quando sonhados juntos tornam-se grandes conquistas. A vitória das estudante é muito mais do que qualquer um de nós possamos imaginar. 
    "Ganhar o mundo" para todos que fazem a Francisco Pessoa de Queiroz,  localizada na comunidade de Dois Unidos é mostrar que o mundo é muito "maior e bonito" ao que se apresenta a cada amanhecer. A violência, as drogas, o desemprego e as mazelas sociais tão presentes nas ruas da cidades brasileiras devem e podem ser evitadas quando (também) aproveitamos cada oportunidade a partir da educação.
    Parabéns para  minha ex. aluna Carla Fonseca (ETE-Cabugá) por também trilhar este mesmo caminho e conquistar teu sonho em conjunto com todo um trabalho desenvolvido pela equipe de professores.

 Fonte: minha ex. estudantes da ETE/GP - Cabugá. Laís e Carla Fonseca (direita)  participaram da seletiva "Programa Ganhe o  mundo" - PGM e estão  de malas prontas para fazer viagem rumo ao Canadá (registro - nov. 2025).


Para assistir:

Entenda a história do meme "menos Luíza, que está no Canadá"

Como estudar para a prova do PGM. Programa Ganhe o Mundo 2024.

Programa Ganhe o mundo.

Programa Ganhe o Mundo - Win the World Program

Como é a vida no interior do Canadá.

Para ouvir:
Sonho de Ícaro (Biafra)

Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)

domingo, 2 de novembro de 2025

Expo-Queiroz 2025

                   

                            Fonte: Estudantes do 8º ano Fundamental II apresentaram um pouco sobre o município de Recife.

   "Importante saber que a Escola é muito  mais do que um espaço de se vivenciar  conteúdos de um planejamento "engessado" mas, é na verdade, também um espaço de descobertas."

   Quem conhece o Estado de Pernambuco? 
    Como apresentar para os nossos estudantes a nossa riqueza cultural, econômica e ao mesmo tempo refletir quanto tanta desigualdade ainda presente em cada pedacinho da nossa região? 
    Foi exatamente esse o desafio que professores refletiram ao trazer para o estudante a proposta de pesquisa da EXPO-QUEIROZ 2025. Provocar e trazer essa primazia da "pernambucanidade" ao "paladar" de jovens estudantes numa sociedade cada vez mais digital e voltada a pouca concentração à leitura foi o ponto de provocação lançado pela equipe de professores da Escola Dr. Francisco de Queiroz junto aos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Ou seja, conhecer cada pedacinho de cada região (Região Metropolitana e interior do Estado) a partir de um olhar minucioso do atual cenário dos principais municípios pernambucanos. Será que Foi possível? Sim!

"ampliaram a compreensão quanto respeito a cultura, a religiosidade e a questão racial tão importantes no dia-dia. "

     Agora, talvez vocês esteja curioso para entender como funcionou na prática todo esse desafio lançado aos estudantes e que contou com importante suporte pedagógico dos professores? Ocorreu numa ação  não apenas em pesquisas mas, a contribuir  de todas as formas para que o objeto de investigação fosse conhecido por todos  nos mais variados ângulos. Como resultado, os estudantes em plena aula de Matemática assistiram, debateram e trouxeram ao público de uma forma divertida as questões econômicas, culturais, políticas e a própria desigualdade social presente em alguns municípios pernambucanos.
 
"Divulgar eventos como este para a grande sociedade é saber que a Escola (enquanto instituição e espaço de saberes)..."

Fonte: Conhecendo a importância do município de Triunfo/PE. Alunos do 2º ano A/2025 sob orientação do professor Cláudio.


    Portanto, todos os professores e estudantes (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) da Escola Dr. Francisco de Queiroz estão de parabéns ao trazerem como tema de pesquisa um pedacinho de cada canto do nosso Estado de Pernambuco.
    Divulgar eventos como este para a grande sociedade é saber que a Escola (enquanto instituição e espaço de saberes) é muito mais do que um lugar de se vivenciar conteúdos ou de um planejamento "engessado". É, na verdade, também um equipamento sempre aberto para novos estímulos e descobertas.

Fonte: Estudantes do 6º ano Fundamental II apresentado a riqueza cultura nordestina a partir da História do município de Afogados de Ingazeira. Tudo sob a orientação da professora Duce (Matemática).

Para assistir:

Fonte: 10 lugares para visitar em Recife/Pernambuco - melhores pontos turísticos de Recife

Fonte:  Top 10 cidades do interior de Pernambuco para se morar.

Fonte:  Olinda - uma dia nessa cidade cheia de História / Pernambuco.


Para ouvir:
Fonte: Leão do Norte (Lenine).

Fonte: Minha Cidade (Reginaldo Rossi).

Fonte: Voltei Recife (Silvério Pessoa & Alceu Valença).

Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)