estatística - ficha

sábado, 18 de outubro de 2025

Elas "mudaram" a minha vida!

    

Fonte:  Professor e Gestor Cícero Souza durante Aulão para estudantes dos 9º anos /Ensino Médio - (Mensagens presentes no Diário de Anne Frank para o jovem  de hoje).

     Um feliz dia aos professores da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz, da ETE-Ginásio Pernambucano. Também, os que fazem a EREM Frei Romeu Peréa, o Arquivo Público de Pernambuco (APEJE), a Biblioteca Pública do Estado (BPE), diversos órgãos da  GRE Recife-Norte e tantos outros espaços que têm a força e o comprometimento de tantos professores. Parabenizar aos que atuam nas varias escolas da rede municipal e Privada ou mesmo Universidades e assim fazem um brioso trabalho.

-----------------

"Professora Riso (Risonarlígia) sempre, sempre lembro e agradeço a Deus pela oportunidade ter sido um dos seus alunos lá no antigo 2º Grau."

      Hoje, 19 de Outubro de 2025 e, talvez vocês leitores devam estar curiosos, sorrindo ou perguntando: Qual motivo está escrevendo um texto com mais de 20, 30 anos? Mas, meus caros amigos leitores, quero explicar direitinho. Desejo direcionar a fala textual (principalmente) a duas pessoas especiais para minha formação.

        Professora Riso (Risonarlígia) sempre, sempre lembro e agradeço a Deus pela oportunidade de ter sido um dos seus alunos lá no antigo 2º Grau. Foi ela quem me inspirou a "pensar História, a compreender a força dos acontecimentos que estavam ali (não apenas escritos nos livros) no seu, no meu, no nosso cotidiano. Foram  durante suas aulas que aprendi a acreditar "no amanhã" e na capacidade de transformar (ou impactar) a vida das pessoas. Foram aquelas aulas e sua postura que me fizeram acreditar mais em mim e que o campo da Universidade pública também era um "campo da qual eu poderia jogar" e brilhar. "Riso"! Como esquecer o acolhimento a mim oferecido por ela em plenas férias e ministrando aula particular com dicas aos vestibulares (COVEST e FESP)? Tudo, para que assim eu pudesse disputar uma vaga nos vestibulares mais concorrido do Brasil. E nós vencemos!

        E assim eu cheguei "forte" aos bancos escolares do Ensino superior (UFRPE) e pude gradativamente construir o meu futuro e saber o que sei hoje. Muito obrigado minha eterna professora e ainda hoje amiga Risonarlígia (RISO).

        Infelizmente, não sei até hoje se como aluno (na época) se eu correspondia as suas expectativas mas, eu confesso, que muito me esforcei e sempre dizia: enquanto profissional, é exatamente (como ela atuava) que eu desejo agir. Quero construir, estimular, desenvolver e acreditar sempre nas pessoas. Muito obrigado professora Riso por não só me preparar para chegar a Universidade mas por de alguma forma possibilitar que mais adiante eu conhecesse outra pessoa que é tanto especial; professora Drª Maria das Graças Ataíde de Almeida.

"Professor Graça, não sei, não tenho como agradecer e o que posso dizer é que a senhora é especial. A senhora é uma admirável intelectual mas que sabe além de conhecer livros e teóricos a senhora conhece e toca na alma das pessoas."

        Mas, impossível deixar passar um dia como esse e não agradecer imensamente a presença da professora Graça Ataíde na minha vida acadêmica e também pessoal. 

      Lembro como hoje a primeira palestra e oficinas suas que assisti lá na UFRPE (década de 1990) e logo busquei seu contato e apresentei proposta para que me orientasse para analisar os discursos imagéticos produzidos pelo Governo Fernando Collor (1989-1992) a partir das mídias impressas. Assim, são quase trinta anos de parceria e que recebo suas orientações em pesquisas de Graduação e pós também. Agradeço muito todos os conselhos e orientações lá da época do TCC na UFRPE  à Lisboa (Mestrado) e nosso doutorado na Argentina e no Paraguai. Sempre que me refiro a qualquer pesquisa ou publicação que construo não canso de dizer "NOSSA" pois eu sei que jamais teria desenvolvido ao que cheguei sem sua presença e defesa intensa das ideias e pontos de pesquisa que percorri ao seu lado todo esse tempo.

"Obrigado pelos conselhos (no campo pessoal) ao longo de todos esses anos e me auxiliar nos momentos mais difíceis em que teria tudo para desistir..."

        Professor Graça, não sei, não tenho como agradecer e o que posso dizer é que a senhora é especial. A senhora é uma admirável intelectual mas que sabe além de conhecer livros e teóricos a senhora conhece e toca na alma das pessoas. Obrigado pelos conselhos (no campo pessoal) ao longo de todos esses anos e auxiliar-me nos momentos mais difíceis em que teria tudo para desistir, esmolecer ou não acreditar, mas suas palavras e ações foram cruciais para me fazer estar de pé hoje como pesquisador e como pai. Sua postura é a minha maior lição!

        Assim, agradeço a duas pessoas especiais e que hoje são além de minhas eternas professoras, são minha amigas das quais posso e tenho liberdade de dialogar e pedir socorro a qualquer momento. Como é bom olhar para trás e ver que existem "anjos aqui na terra" e que posso estar ao lado de cada uma diariamente. Obrigado Riso! Obrigado professora Graça! e saibam que busco diariamente fazer aos meus alunos o que as senhoras fizeram por mim. 

        Deus ilumine a senhora, professora Graça e retribua muito tudo que ofereceu a mim sem pedir nada em troca.

        Minha Riso (é assim que sempre penso em você), muito obrigado por tudo, pela paciência, pela vontade de fazer o melhor e ter me dado essa oportunidade. Obrigado por nossas conversas (virtuais) e desabafos cotidianos, por sermos amigos até hoje e trocarmos palavras carinhosas e de conforto quando um ou outro precisa.

    Muito obrigado Deus pela oportunidade de sempre agradecer. Um feliz dia dos professores e saibam que sem vocês (professoras) a minha trajetória não seria tão completa quanto é até o momento.

    Tive ao longo dos estudos vários outros docentes que também muito contribuíram na minha formação mas, as professoras Riso e Dra. Graça Ataíde de Almeida, além de marcarem no campo do ensino passaram a participar da minha vida familiar e a muito me apoiar. Não há como deixar de aproveitar o dia e homenageá-las. E você, qual docente marcou a sua vida? 

Um bom professor, um bom começo.

A lição da árvore e o desafio do sucesso.


Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)

sábado, 11 de outubro de 2025

Quando as palavras se cruzam

 "Cada um tem sua história. Só quem viveu é que pode contar. E o passado é diferente da memória, o certo é o que virá. Abre a porta da alegria e deixa entrar."

    (Porta da alegria - Oswaldo Montenegro)


 UM TEXTO REAL E  NECESSÁRIO

    Você está exatamente onde precisa estar, vivendo o que precisa viver. Nada é por acaso. Cada desafio, cada alegria, cada tristeza, cada silêncio carrega um  propósito maior, mesmo quando você ainda não consegue compreender. 

    Não lute contra o tempo, nem contra o que a vida coloca diante de você. Tudo tem seu momento certo para florescer. Confie no processo, porque é nele que você se fortalece, se descobre e se transforma. As dores ensinam, as quedas ajustam, moldam, equilibram, e as vitórias lembram que você é capaz de muito mais do que você imagina. 

    Dentro de você existe uma força imensa, pronta pra se levantar quantas vezes for necessário. Permita-se aprender com o caminho, com quem se proponha a confiar, abra-se para as lições que chegam e mantenha o coração leve pra celebrar, não só nas grandes, até mesmo as pequenas conquistas. Você merece uma vida abundante, cheia de sentido e muita paz. 

    Creia em cada passo que você dá, mesmo os mais incertos, está te conduzindo para lugar certo, no tempo exato. Tudo, tudo está se e encaixando de forma perfeita para o seu crescimento de forma homogênea e indicativo de um sucesso feliz.

Porta da alegria (Oswaldo Montenegro)

    VOCÊ JÁ CHEGOU LONGE

    Não és tudo o que queres ser ainda. Ainda tens tantos sonhos, conquistas e aprendizados pela frente...

    Mas, hoje, olhando com calma para ti, percebes que já és muito daquilo que, há alguns anos parecia tão distante. És a resposta de muitas orações, és o reflexo de escolhas difíceis, de recomeços, de forças que nem tu sabes que tinha. E isso é o que te faz crescer. 

    As vezes, a gente se cobra tanto pelo que falta, que esquece de agradecer pelo que já tem. Esquece que tudo aquilo que ontem parecia impossível, hoje já é parte da nossa realidade.

Então respira... e agradece.

     Porque mesmo sem ter tudo, tu já és tudo também. Pensa assim também. 


Tá escrito (Grupo Revelação)

Alberto Leal

Escritor

Professor - Língua inglesa

Pós-graduado Psicopedagogia

Professor Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

 Ex. coordenador Biblioteca Escolar.

sábado, 4 de outubro de 2025

Você conhece o "Dr. Chico"?


                        
Fonte: Logo do Projeto "Dr. Chico na Cozinha" - da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz - Crédito: Evelyn Santos.

"O projeto “Dr. Chico na Cozinha” representa mais que uma atividade extracurricular: é um espaço de aprendizagem prática, integração e valorização da cultura alimentar." (Rafael Gueiros - SEE)

    A Escola Estadual Dr. Francisco Pessoa de Queiroz, localizada no bairro de Dois Unidos, no Recife, promoveu um projeto que uniu aprendizado e sabor, o “Dr. Chico na Cozinha”. A iniciativa envolveu estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), que, em grupos, prepararam pratos gastronômicos inspirados em conteúdos trabalhados em sala de aula. O projeto, que teve início no dia 8 de setembro, se estendeu até o dia 30 de setembro, quando aconteceu a grande final. As competições ocorreram no turno da noite, dentro da própria unidade de ensino, e contou com duas fases: a classificatória e a final. O vencedor da competição recebeu uma premiação especial.

    Assim, além do desafio culinário, os participantes precisaram relacionar o prato preparado com quatro conteúdos de disciplinas diferentes, demonstrando não apenas habilidade na cozinha, mas também criatividade e integração do conhecimento adquirido. Os pratos foram preparados ao vivo na cozinha da escola, sob o olhar atento de uma banca avaliadora formada por professores da EJA e do Ensino Médio. Dentre os pratos preparados podemos destacar: tapioca, banana frita com goiabada, mousse de limão, cuscuz com sardinha e bolo de grude.

    Segundo o estudante Márcio Ribeiro - “O projeto Dr. Chico na Cozinha está sendo muito interessante para nós alunos da EJA, porque nesse projeto, além de estarmos indo para a cozinha, envolve toda uma pesquisa para apresentar um prato e também buscar a história, a origem e a cultura daquele alimento. No início do projeto a escola sugeriu que todos os módulos formassem equipes e apresentassem comidas típicas do Nordeste para que os professores pudessem avaliar. E esses alimentos que a gente pesquisava envolviam todas as matérias, como história, geografia, sociologia, matemática, educação física, biologia e química. O projeto ganhou popularidade na escola e virou uma disputa saudável na unidade. Depois que esse projeto aconteceu, eu notei que toda a escola ficou mais feliz e interativa”.

    Desta forma, parabenizamos a coordenação, professores e toda comunidade escolar pela realização do projeto "Dr. Chico na cozinha". Uma proposta que nasceu do grupo de professores que ao longo de todo ano planejaram e praticaram metodologias que permitiu cada vez mais atrair mais estudantes a fazerem parte das turmas EJA da escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz. No entanto, todo um êxito não seria realidade sem o empenhos dos nossos estudantes (alguns jovens e outros idosos) que trocaram experiências, descobriram formas de ampliar e mostrar saberes na cozinha da escola.  Parabenizamos a coordenação da nossa escola Dr. Francisco na pessoa Evelyn Santos e também da nossa competente Maria Alda por toda parte de mídia e vídeos produzidos. 

Fonte: "Dr. Chico na Cozinha" - da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz - Turma módulo 2ºA e porção de mousse de limão (Campeã).


Enfim,  tivemos um projeto que nasceu na mesa de Formação Continuada e terminou na cozinha. Realmente, foi um sucesso. Quanto resultado final (divulgado dia 03/10) tivemos o módulo 2A como a grande campeã do 1º "Dr. Chico na cozinha".  

                          

Fonte: "Dr. Chico na Cozinha" - da Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz - Turma módulo 2º B e porção de Bombom no copo (vice-campeã).

Para assistir:
Comer, comer (Genghis Khan) 
Para ouvir:

Comida (Titãs)

Para ler:

Dia do Cachorro-Quente: receita de pão caseiro com massa madre viva para celebrar a data - 07/09/2025


Cícero Souza

Pesquisador 
Professor
Gestor Escolar
(Governo do Estado de Pernambuco - SEE)
Mestre Ciências da Educação (Lisboa/PT)
Ciência da Educação (Universidad Nacional de Rosario - UNR/ AR)
Doutor Ciências da Educação (Universidad Desarrollo Sustentable - UDS / Assunção - PAR)